FALSO: Vídeo de médico negacionista sobre pessoas vacinadas contra Covid-19 infectarem não vacinados

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Por Naiane Feitosa

COAR recebeu de um leitor, um conteúdo falso que narra que a maioria dos casos de Covid-19 tem relação direta com as vacinas. A primeira informação errônea que aparece no vídeo diz respeito às pessoas vacinadas contra o novo coronavírus, na qual é afirmado que o médico Christian Perronne teria dito em uma entrevista que todos os vacinados devem ser colocados em quarentena durante os meses de inverno na Europa. Segundo o conteúdo. o médico também teria dito que “pessoas não vacinadas não são perigosas, já as pessoas vacinadas são perigosas para as outras”.

O conteúdo investigado é um vídeo de mais de três minutos, que exibe cenas de uma entrevista com o médico francês Christian Perronne, que é adepto de “teorias alternativas” e acusado de espalhar desinformação sobre a pandemia na França, com um canal negacionista do Reino Unido. O vídeo é composto por fotos e narração na voz de um homem que cita as supostas frases ditas pelo médico Christian Perronne, além de outros assuntos. A gravação foi compartilhada no WhatsApp e publicada no Kwai, por uma conta com mais de 26 mil seguidores e 20,1 mil curtidas.

Tais informações distorcidas foram checadas pela Lupa, Projeto Comprova e Estadão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estudos mostram que a vacina contra a covid-19 é eficaz e diminui as chances de uma pessoa infectada evoluir para casos graves da doença.

A OMS explica que vacinar-se contra a Covid-19 não fará com que a pessoa contraia a doença. A organização também informa que as vacinas contra Covid-19 não causam doença, apenas efeitos secundários leves. Esses efeitos leves são resposta do sistema imunológico.

Especialistas em saúde explicam que a informação de que as pessoas vacinadas contra a covid-19 devem ser colocadas em quarentena é falsa e sem embasamento científico. Estudos comprovam que a vacinação reduz o risco de infecção, hospitalização e morte. Pesquisas apontadas pelos especialistas indicam ainda que, quando uma pessoa é infectada, indivíduos imunizados têm menos chance de transmitir o vírus para outros. Além disso, os imunizantes reduzem a possibilidade de infecção pelo novo coronavírus e evitam que os casos da doença evoluam para casos graves e morte.

O médico Christian Perronne já foi acusado de espalhar desinformação sobre a pandemia na França, o que mostra que suas informações não são confiáveis.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsAppTelegram ou pelo nosso email coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Referências Coar:

Estadão

Agência Comprova

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste