Publicado originalmente em Avoador. Para acessar, clique aqui.
Mensagem forja entidade de pesquisa e apresenta resultado falso sobre a intenção de votos para o legislativo da cidade
Circula nos grupos de WhatsApp uma pesquisa sobre as intenções de voto à Câmara Municipal de Vitória da Conquista com uma lista dos 21 vereadores “eleitos”. Na mensagem, a pesquisa é creditada ao Instituto Pesquisare que informa ter entrevistado 1.700 pessoas na zona urbana e rural do município. Seguidores do Avoador no Instagram pediram que o material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da editoria Xereta.
A informação analisada pela editora Xereta é FALSA. Não há nenhuma pesquisa registrada do Instituto Pesquisare no Tribunal Superior Eleitoral, conforme foi verificado na plataforma. De acordo com a lei eleitoral, as pesquisas precisam ser devidamente registradas em até cinco dias antes de sua divulgação e que todas as empresas devem estar cadastradas no sistema de Registro de Pesquisa Eleitorais.
Além disso, buscamos informações sobre a empresa citada como a responsável pelo levantamento o Instituto Pesquisare. Na informação divulgada não há CNPJ para consulta junto à Receita Federal. Então investigamos na pesquisa avançada do Google e no Portal da Transparência , em ambos nada foi encontrado com o nome citado.
Portanto, a mensagem que circula no WhatsApp, sobre quais seriam os 21 vereadores “eleitos”, é FALSA. Não existe nenhum registro no TSE da pesquisa mencionada e a empresa tampouco existe .