Em preparação para a COP 30, mutirão global busca ações de combate à desinformação

A Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre a Mudança do Clima lança o Mutirão Global pela Integridade da Informação, um chamado à ação internacional para enfrentar, com soluções concretas, a desinformação e promover a confiança pública na ciência e nas soluções para a crise climática. A Iniciativa Global é fruto de uma coalizão que reúne a ONU, a UNESCO, a UNFCCC, o governo do Brasil e outros seis países (Chile, Dinamarca, França, Marrocos, Reino Unido e Suécia), juntamente com parceiros da sociedade civil.

A Presidência brasileira da COP30 inclui, de forma inédita, o tema da integridade da informação na agenda de ação. O mutirão global, por sua vez, busca identificar e ampliar iniciativas concretas que promovam a integridade da informação no enfrentamento à desinformação sobre a mudança do clima. As propostas selecionadas poderão integrar a programação oficial da COP30, que será realizada em Belém em novembro deste ano. A avaliação será realizada pelo Comitê Gestor e pelo Grupo de Assessoramento da Iniciativa Global.

Os interessados podem responder à chamada submetendo ações já existentes em áreas como: 1) Pesquisa sobre desinformação e outras ameaças à integridade da informação sobre a mudança do clima; 2) Ferramentas e métodos para promoção da integridade da informação sobre a mudança do clima; 3) Estratégias e campanhas de comunicação; – Apoio ao jornalismo ambiental; 4) Proteção de dados e conjuntos de dados científicos relacionados ao clima; 5) Transparência na cadeia de fornecimento de publicidade; 6) Letramento midiático, informacional e digital voltado para a mudança do clima.

As inscrições vão até 31 de agosto e as organizações interessadas podem acessar o formulário de inscrição através deste link: https://www.gov.br/secom/mutiraoglobal.

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »