Em Curitiba, Ciro confunde dados sobre desemprego, despejo, ocupação e fome

Publicado originalmente em Âncora dos Fatos. Para acessar, clique aqui.

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, esteve em Curitiba, nesta semana, onde afirmou, ao visitar uma comunidade vulnerável, na capital paranaense, que se eleito, vai implementar um programa “massivo” de regularização fundiária urbana.

“Como essas pessoas que estão aqui, em uma ocupação, sujeitas ao frio, ao vento, à fome, ao desemprego, à doença, sem nenhuma infraestrutura, ameaçadas de despejo, são 14 milhões de pessoas no Brasil. 

O Brasil possui 33 milhões de pessoas vivendo em índice de extrema pobreza, segundo dados do IBGE. Atualmente, 45,3 milhões de brasileiros moram em habitações com alguma precariedade ou insegurança. Entre a população empobrecida, que sobrevive com menos de R$436 por mês, a situação é ainda pior e chega a quase metade, 43,2%, segundo dados da Síntese dos Indicadores Sociais, do IBGE.

Pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada no dia 30 de julho de 2021, o Brasil tem 14,795 milhões de desempregados, e os desalentados são 5,710 milhões.

Já o número de famílias ameaçadas de perder a moradia desde o início da pandemia cresceu 655%, de acordo com levantamento feito pela Campanha Despejo Zero. Entre março e agosto de 2020, eram 18.840 famílias; agora, são 142.385.

Sobre os dados de quem passa fome no Brasil, o 2.º VIGISAN – Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, revela que a quantidade de pessoas em situação de insegurança alimentar grave chega diretamente a 33,1 milhões de brasileiros.

Com relação a áreas de ocupação, um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que há no país mais de 5,1 milhões de domicílios em condições precárias. Eles fazem parte de mais de 13,1 mil Aglomerados Subnormais, que são formas de ocupação irregular de terrenos.

Portanto, os dados oficiais mostram que os 14 milhões citados por Ciro não dizem respeito a todas as situações a que ele afirma que as pessoas enfrentam. 14,795 milhões é o número apenas de desempregados no Brasil, fora todas as questões de fome, doença, infraestrutura, despejo, etc. Ou seja, os números são bem maiores.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste