Educomunicação Socioambiental orienta política pública para jovens em Santo André (SP)

Publicado originalmente em ABPEDUCOM. Para acessar, clique aqui.

O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (SEMASA), com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (Fehidro), desenvolve desde o fim de 2021 o projeto educomunicativo Água, Câmera e Ação, com o intuito de promover formação socioambiental para jovens locais. Com uma segunda turma a começar em breve, o trabalho é uma das iniciativas pertencentes à Política Municipal de Educação Ambiental do município.

Na formação, são oferecidos cursos gratuitos em audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A linguagem audiovisual é o principal recurso pedagógico utilizado na promoção de aprendizagens voltadas para as questões ambientais e os recursos hídricos da cidade. Nessa perspectiva, durante as atividades são ensinados conceitos sobre roteiro, produção, fotografia, som, montagem e edição. Em seguida, os participantes têm experiências práticas com criação de vídeos sobre temas relativos à importância da água na vida de cada um deles e de suas comunidades. 

Além do objetivo principal de estímulo ao protagonismo juvenil na conservação dos recursos hídricos, a formação também aborda questões sobre proteção florestal, mudanças climáticas e sustentabilidade. Dessa forma, é pretendido que os jovens sejam capacitados para o enfrentamento de problemas ecológicos e a atuação educomunicativa em audiovisual.

O projeto Água, Câmera e Ação está com vagas abertas para jovens residentes da região do Parque do Pedroso, em Santo André, com idade entre 15 e 29 anos. As atividades têm duração de 18 meses, divididas em três módulos: “Percepção ambiental, educomunicação e audiovisual”, “Recursos hídricos, sensibilização ambiental e linguagem cinema-documentário” e “Empreendedorismo digital”. Os encontros ocorrerão no formato presencial e estão previstos para iniciar em 15 de março. 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 4 de março por meio do site do projeto

Foto: Divulgação/SEMASA

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste