É falso que vídeo de tumulto mostre agressão ao ministro Paulo Pimenta em Canoas (RS)

Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais um vídeo cuja legenda diz que moradores da cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, arremessaram cadeiras contra o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria da Comunicação Social (Secom), o expulsando de um ginásio na cidade. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:

Min. Do Luladrao Paulo Pimenta sendo recebido em Canoas-Rs

– Legenda de vídeo que circula pelo WhatsApp

Falso

O vídeo não mostra Paulo Pimenta, ministro da Secretaria da Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, sendo agredido em uma cidade gaúcha. Por meio de busca reversa, a Lupa identificou que o registro mostra, na realidade, um tumulto durante uma assembleia de servidores da educação estadual do Ceará, que foi realizada no Ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza, no dia 4 de abril de 2024. 

Nessa data, segundo a agenda do Poder Executivo Federal, o ministro estava em um compromisso em Brasília.

A Secom informou, em nota enviada à Lupa, que em nenhum momento durante sua passagem pelo estado o ministro foi agredido. A pasta declarou ainda que “repudia a publicação de fake news em um momento como esse”.

Segundo notícia do G1 sobre o episódio, o presidente do sindicato, Anízio Melo, foi atingido por objetos não identificados. Além disso, alguns professores foram feridos pelas cadeiras arremessadas na ocasião. 

O motivo do tumulto foi uma discordância entre docentes e diretores da entidade sobre aprovar ou não a greve da categoria — que já foi estabelecida em várias universidades e institutos federais do país. O sindicato apresentou uma proposta do Estado para evitar a greve. No entanto, professores foram contrários à negociação. Após o conflito, alguns docentes e diretores do sindicato da categoria registraram boletim de ocorrência

Conteúdo semelhante foi verificado por Aos FatosBoatos.org e Fato ou Fake.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste