É falso que mulher presa após atos golpistas seja infiltrada do PT

Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.

Vídeo afirma que Ana Priscila Azevedo, apontada como uma das organizadoras dos atos golpistas de 8 de janeiro, era uma petista infiltrada. E que a confirmação foi dada numa reportagem publicada pela CNN Brasil  É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

PATROCINADORA DOS ATOS DE VANDALISMO NO DIA 08 FOI DESCOBERTA ERA PETISTA. A CASA CAIU PRA ANA PRISCILA MILITANTE PTISTA INFILTRADA

– Legenda de vídeo que circula pelo WhatsApp

Falso

Não há evidências de que Ana Priscila Azevedo tenha alguma relação com o PT. Em diversas postagens nas redes sociais, Azevedo se diz apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Tampouco a informação foi confirmada numa reportagem publicada pela CNN Brasil, como diz o vídeo desinformativo.

Considerada uma figura importante antes e durante os atos golpistas de janeiro, Azevedo se identificava nas redes sociais como “patriota” e apoiadora de Bolsonaro. Ela, inclusive, gravou a si mesma dentro do Palácio do Planalto no dia dos ataques do 8 de janeiro e apareceu em vídeos no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.

Uma reportagem do The Intercept Brasil de 2019 mostrou que Ana Priscila Azevedo tem forte ligação com grupos intervencionistas. Ela também foi apontada como líder de um grupo hiperpartidário no Telegram com mais de 50 mil pessoas. O grupo se autodenominava “Resistência Civil” e defendia um golpe de Estado após a posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na peça desinformativa, o homem que narra o vídeo afirma que a notícia de que Ana Priscila Azevedo era uma infiltrada do PT saiu numa reportagem da CNN Brasil. O que também é falso. Em nenhum momento no vídeo original é mencionado alguma relação de Azevedo com o PT

Além disso, na base de dados de filiados do Brasil.Io, a partir de informações coletadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não consta nenhum registro com o nome de Azevedo

Atuação em grupos antes dos atos golpistas

Como a Lupa mostrou em reportagem publicada em janeiro deste ano, na véspera da tentativa de golpe, sábado (7), multiplicaram-se as imagens de ônibus chegando a Brasília em grupos do Telegram. Em uma das postagens, no canal A Queda da Babilônia, Ana Priscila Azevedo postou uma arte que indicava como deveriam ser as manifestações fora dos QGs do Exército. 

O objetivo era salientar que os manifestantes deveriam usar faixas pedindo a intervenção militar, ao invés de reivindicar a saída do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já que tal ação colocaria o vice Geraldo Alckmin (PSB) na chefia do Executivo.

Ana Priscila Azevedo foi presa pela Polícia Federal na cidade de Luziânia, em Goiás, no dia 10 de janeiro. Ela foi apontada na investigação como uma das organizadoras dos atos golpistas em Brasília. Segundo informações atualizadas até 29 de maio de 2023 pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape), Azevedo encontra- se presa na Penitenciária Feminina do Distrito Federal.

Conteúdo similar também foi verificado por Aos FatosBoatos.Org e Estadão Verifica.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste