Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem afirma que o jornalista Augusto Nunes, da Revista Oeste, teria sido censurado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em um processo liderado pelo ministro Alexandre de Moraes. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
Augusto Nunes, o jornalista maravilhoso, acaba de ser censurado pelo Supremo Tribunal Federal
– Transcrição de trecho do vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O jornalista não teve suas redes sociais bloqueadas ou foi impedido de se expressar por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes. A Lupa contatou a assessoria de imprensa do Supremo para entender se existiria alguma ação movida por Moraes que envolvesse uma suposta delimitação na comunicação de Augusto Nunes. A Corte disse que a narrativa levantada no vídeo é inverídica.
“Não existe decisão nesse sentido”, disse em nota encaminhada à Lupa.
O colunista é conhecido por suas críticas a Alexandre de Moraes. No entanto, não houve qualquer determinação de bloqueio de suas redes sociais, que seguem no ar, como o Instagram e o X (antigo Twitter), por exemplo. Em ambas as redes as publicações de Nunes datam registros recentes. No Instagram, o último post foi no dia de hoje, 12 de abril, por volta do meio-dia. Já no Twitter, há três dias, 9 de abril.
A mesma narrativa falsa foi compartilhada em 2023. Em dezembro daquele ano, circulou nas redes sociais uma imagem alegando que o Supremo teria exigido a demissão do comentarista da Revista Oeste e bloqueado as redes sociais dele. No entanto, o próprio jornalista desmentiu o boato. Ainda naquela época, o Estadão Verifica, o Uol Confere e a AFP fizeram verificações sobre o conteúdo.
Leia mais
É falso que Alexandre de Moraes mandou Bolsonaro apagar vídeo com críticas ao salário de juízes