Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais um vídeo em que dezenas de pessoas estão em uma arquibancada chamando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “vagabundo”. De acordo com a legenda, os manifestantes seriam enfermeiros reivindicando a implementação do piso salarial da categoria. Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
Enfermagem no Brasil odeiam o nove dedos
– Legenda do post publicado no Facebook que, até às 19h do dia 3 de abril de 2023, havia sido visualizado por quase 500 mil usuários da rede.
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de uma manipulação do vídeo original, que foi gravado durante o evento de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Recife (PE) em 22 de março. No trecho que circula nas redes, professores municipais gritavam “João Campos, pague o piso”, em referência ao prefeito da capital pernambucana filiado ao PSB. Não há gritos de “vagabundo” na gravação original.
Nas imagens, originalmente transmitidas pela TV Brasil e replicadas pela Jovem Pan News, é possível observar a presença de pessoas utilizando camisetas vermelhas de uma campanha do Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife (Simpere). “Prefeito, cumpra a lei! Pague o piso na carreira! 14,95% já!”, diz a mensagem estampada.
Em nota encaminhada à Lupa, o Simpere confirmou que as palavras de ordem foram direcionadas ao prefeito João Campos, e não a Lula. “João Campos pague o piso na carreira! Essa foi a nossa manifestação, visto que o prefeito se recusa a aplicar o piso a todos professores e professoras”, declarou a entidade.
Reportagem publicada pelo jornal Diário de Pernambuco também registrou as vaias direcionadas a Campos — e não a Lula, que foi “ovacionado” pelos presentes, segundo o texto. “O prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi convidado a discursar, embora tenha sido interrompido em vários momentos por vaias dos sindicatos dos profissionais da educação e da enfermagem”, diz a matéria.
Ainda durante o evento, Campos saudou os sindicatos e disse que está disponível para conversar com os trabalhadores. “A luta de vocês é a nossa luta. A nossa prefeitura está aberta ao diálogo e vai tratar na mesa de negociação com respeito a todas as entidades”, afirmou o prefeito.