É falso que invasor usou chave para abrir porta do Palácio do Planalto em vídeo do 8 de janeiro

Publicado originalmente em Agência Lupa por Bruno Nomura. Para acessar, clique aqui.

Circulam pelas redes sociais imagens de uma câmera de segurança que mostram a entrada de manifestantes golpistas em uma das áreas do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. A postagem afirma que esses invasores teriam utilizado chaves para destrancar uma porta de vidro do local — sugerindo, em tom conspiratório, a presença de infiltrados na ação. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Vídeo inédito mostra como os infiltrados invadiram o gabinete Lula com facilidade: tinham as chaves”

– Texto em vídeo que, até 17h30 do dia 15 de fevereiro de 2023, havia sido visualizado por 208 mil usuários no Instagram

Falso

A informação analisada pela Lupa é falsa. A imagem da câmera de segurança do Palácio do Planalto mostra golpistas forçando — e não destrancando, como sugerido — uma das portas de vidro do 3º andar que dá acesso ao gabinete presidencial. A gravação não mostra a utilização de qualquer chave. Além disso, a sala em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) despacha não chegou a ser invadida, informou o governo.

O vídeo do dia 8 de janeiro voltou a circular nesta semana em baixa qualidade. Trata-se de uma gravação divulgada pelo próprio Palácio do Planalto em 16 de janeiro. Nela, é possível observar a chegada dos primeiros invasores ao mezanino do prédio, iniciando a destruição do local. Às 15h33, um deles chegou a arremessar um objeto de ferro contra a porta de vidro, que permaneceu intacta.

Minutos depois, às 15h42, um manifestante se aproxima e força a abertura da porta, que abre sem muita resistência. Nenhuma chave é vista na sequência. Segundos depois, a gravação mostra ao menos nove golpistas acessando o corredor que dá acesso ao gabinete presidencial.

Vale ressaltar que a íntegra das imagens das câmeras de segurança não foi divulgada pelo Palácio do Planalto, sob o pretexto de evitar a exposição de informações sensíveis sobre a segurança presidencial. Até o momento, contudo, não há qualquer evidência da presença de infiltrados entre os depredadores dos prédios dos três poderes em Brasília.

Importante reforçar também que a porta de vidro não dava acesso ao gabinete presidencial, mas a um corredor que leva até ele. No dia seguinte à invasão, o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, afirmou que os golpistas não conseguiram adentrar à sala de Lula. Ele atribuiu a preservação do local à presença de vidros blindados e um sistema de segurança próprio.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste