É falso áudio dizendo que vacina contra Covid-19 levou jogador do Grêmio Lucas Leiva a se aposentar

Publicado originalmente em Agência Lupa por Maiquel Rosauro. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais um áudio dizendo que o ex-jogador do Grêmio Lucas Leiva, de 36 anos, desenvolveu problemas cardíacos após se vacinar contra a Covid-19, condição que teria provocado sua aposentadoria dos gramados. Publicações dizem que o áudio foi gravado pelo médico do clube. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Médico do Grêmio falando sobre as vacinas da Pfizer e suas consequências nocivas

– Texto em vídeo que circula nas redes sociais

Falso

A informação analisada pela Lupa é falsa. O médico do Grêmio, Márcio Dornelles, publicou um story em seu Instagram afirmando que não possui qualquer relação com o áudio que circula nas redes sociais. Informou também que, por uma questão de ética médica e de respeito aos pacientes, não grava ou divulga informação sobre atletas que não seja pelos canais oficiais do clube. “O conteúdo difundido pelo autor do áudio não possui qualquer relação com o caso. Ao contrário, são [alegações] falsas e propagam a desinformação ao grande público através das redes sociais. As medidas cabíveis já foram tomadas, em busca de identificação dos envolvidos”, diz trecho do story de Dornelles.

A aposentadoria de Lucas Leiva dos gramados foi anunciada em 17 de março. O meio-campista estava afastado desde dezembro de 2022, quando foi diagnosticado com uma alteração cardíaca durante exames de rotina. Uma bateria de exames comprovou uma fibrose cicatricial do miocárdio, músculo do coração formado por fibras.

“Após avaliar essa fibrose e os riscos que encontramos dessa patologia, orientamos que o Lucas não continuasse com atividades de alta performance porque poderia trazer riscos à saúde, (…) [como] arritmias, e [outros problemas] sérios (…)”, disse Dornelles na coletiva de imprensa em que Leiva anunciou a aposentadoria. O comunicado foi transmitido ao vivo pelo YouTube. Em momento algum houve informação sobre o problema cardíaco do atleta estar relacionado à vacinação contra a Covid-19.

Conforme o Zero Hora, o ex-jogador divulgou um vídeo, nos stories do Instagram, no qual afirma que o áudio é falso. “Passando aqui para informar que tem um áudio que está rolando no Whatsapp e estou passando para desmentir a veracidade desse áudio. Não é o médico do Grêmio. Queria deixar isso bem claro até porque estão expondo situações muito desagradáveis”, disse Leiva.

Em julho de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um alerta sobre os Estados Unidos terem relatado a ocorrência de casos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e de pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração) após a vacinação contra Covid-19 com imunizantes de plataforma de RNA mensageiro (mRNA), como as vacinas da Pfizer e da Moderna (apenas a primeira está disponível no Brasil). Contudo, o órgão ressaltou que, até aquele momento, não havia relato de casos dessas complicações pós-vacinação no país e mantinha a recomendação de continuidade da vacinação. Além disso, esses problemas são completamente diferentes daquele diagnosticado no ex-jogador do Grêmio.

Em 20 de maio do ano passado, em uma nota técnica sobre o tema, a Anvisa informou que mantinha a recomendação de vacinação para toda população com indicação do uso do imunizante Pfizer sem restrições.

Esse conteúdo também foi verificado por Boatos.orgProjeto Comprova e Zero Hora.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste