Chamada do Dossiê Desinformação, Extrema Direita e Manipulação

Publicado originalmente em Revista Sociais e Humanas. Para acessar, clique aqui.

Em 2016, a expressão fake news se popularizou, durante a campanha de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. No ano seguinte, o termo foi eleito a palavra do ano pelo Dicionário britânico Collins. Apesar de popular, a expressão não é a mais adequada para se referir ao fenômeno da desinformação, que abarca conteúdos produzidos para confundir, enganar, lucrar ou engajar em uma causa. Não são apenas conteúdos falsos que fazem parte dessa desordem informacional, característica da denominada era da pós-verdade. Paródias, sátiras, conexões falsas entre manchetes e “notícias”, vídeos, imagens manipuladas, material impostor que imita fontes credíveis são parte desse ecossistema.

Grande parte desses conteúdos é produzida por grupos de extrema direita interessados em usar os algoritmos das plataformas de mídias digitais para arrebanhar militantes, minando democracias ao redor do mundo. As bolhas e ‘câmaras de eco’ desse ecossistema desinformativo são mantidas por meio de discursos de ódio que criam uma realidade paralela, com ataques às instituições e seus representantes. Ciência, imprensa e os poderes que constituem a democracia são atacados, descredibilizados e transformados em inimigos a ser combatidos. O problema é que esse processo não fica restrito à internet, saindo para as ruas por meio de atentados, atos terroristas, mortes. É inegável o papel da manipulação das massas, presente em movimentos fascistas em diferentes períodos da história, agora ampliados por meio das redes digitais.

Para dar visibilidade à relação entre a desinformação, extrema direita e manipulação, a Revista Sociais e Humanas, do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria realiza uma chamada de artigos para compor um Dossiê Temático, no qual se busca refletir sobre as causas, consequências e possíveis soluções para o problema.

Os artigos podem ser revisão de literatura ou resultantes de pesquisas empíricas, assinados pelo menos por uma autora/ um autor com título de mestra/mestre. Não serão aceitos trabalhos de graduados/ especialista como único autor a não ser para a publicação na sessão Artística Cultural. Todos os textos passarão primeiramente pela leitura dos membros do conselho editorial e posteriormente para avaliação às cegas de pelo menos dois avaliadores. Serão aceitos artigos das diferentes áreas do conhecimento que realizem reflexão sobre o tema proposto neste dossiê.

Serão eixos prioritários para esse Dossiê:
• Comunicação e/ou Jornalismo no Enfrentamento da Desinformação;
• As Estratégias Políticas da Extrema Direita;
• O Papel das Plataformas Digitais na Desinformação;
• Câmaras de Eco e Viés de Confirmação no Engajamento e Radicalização;
• O Papel do Estado na Regulamentação das Plataformas no Combate à Desinformação;
• O Alcance da Manipulação Ideológica;
• Questões históricas e filosóficas sobre a Desinformação;
• Educomunicação, Letramento midiático e Competências de mídia voltadas ao Combate à Desinformação e ao Extremismo;
• Comunicação Não Violenta no Acolhimento às Vítimas da Radicalização.

Cronograma

Início de submissão: 01/03/2023
Prazo de submissão:
 10/06/2023
Prazo de avaliação dos artigos: 31/07/2023
Previsão de publicação: contínua – na medida em que os artigos forem aprovados serão publicados na revista.

Editoras convidadas:
Professora Dr.ª Luciana Menezes Carvalho
Jornalista e doutora em Comunicação. Docente da UFSM/FW e do PPGCIC/UNIPAMPA.

Professora Dr.ª Taís Seibt
Jornalista e doutora em Comunicação. Docente da graduação em Jornalismo da Unisinos (RS) e do MBA em Jornalismo de Dados do IDP (DF).

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste