Diarinho atualiza seu guia de ética

Publicado originalmente em ObjETHOS. Para acessar, clique aqui.

Principal veículo de informação regional da foz do Itajaí-açu (Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes), o Diarinho existe há 44 anos e nos últimos dez fez a transição de jornal impresso para um portal de notícias que utiliza várias plataformas. Além da versão em papel, que continua circulando, distribui conteúdo no site diarinho.net, nas redes sociais, em podcasts e videos.

Em 2012, criou um código de ética e autorregulamentação jornalística (“O Caminho das Pedras”) nos moldes preconizados pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ). O guia acaba de ser reeditado e foi apresentado aos funcionários do jornal no final de janeiro de 2023. Para ajudar a fazer essa atualização, o jornal contratou a consultoria do pesquisador do objETHOS, Cesar Valente. “O Caminho das Pedras 2” é principal documento de orientação e solução de dúvidas a respeito da política editorial do jornal.

Além de reafirmar, para a nova geração de jornalistas, princípios básicos que já constavam do primeiro guia, a versão de 2023 contempla, entre outras, alterações ocorridas em duas áreas:

a) a mudança da prioridade na publicação das notícias. De jornal diário (impresso) para portal de notícias na internet. As notícias são apuradas e publicadas no portal e nas redes sociais em texto, video e áudio e no final do dia é feita uma seleção do material que comporá a edição impressa;

b) a eliminação do sangue. Tanto no sentido figurado, quanto no sentido literal. O jornal, algumas décadas atrás publicava, sem constrangimento, fotos de cadáveres, de gente que sofrou violência, usava o calão e a gíria e preenchia quase toda a cartilha dos estereótipos associados aos jornais “populares”. O velho adágio “se esperemer sai sangue” também coube, durante algum tempo, ao Diarinho. Mas não mais. Essa reorientação vem sendo implementada, na prática, há alguns anos. No guia de 2012, o tema era abordado, mas sem muita ênfase. E agora aparece como uma proibição explícita.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste