O Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (LABIMEC), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi fundado no ano de 2018 e, desde então, vem realizando pesquisas voltadas para a análise de políticas macroeconômicas.
Com base em dados coletados, Bill Gates conclui que as pessoas com três origens serão as mais demandadas daqui em diante: ciência, engenharia e economia. “Eu penso em conhecimentos básicos de ciências, matemática, economia – muitas carreiras no futuro serão muito exigentes nessas coisas”, (CNBC, Marguerite Ward, 28/12/2017).
Segundo o Pró-reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), Sylvio Roberto Accioly Canuto: “O mundo inteiro está concentrando esforços na área de Inteligência Artificial. Em consequência dessa percepção, a USP definiu essa área como uma prioridade e está traçando ações articuladas para que as pesquisas sobre IA sejam intensificadas.”, (Sala de Imprensa USP, Erika Yamamoto, 29/03/2019).
O laboratório tem como objetivos:
- Integrar verticalmente o curso de Economia (Graduação e Pós-graduação);
- Incluir atividades complementares ao currículo dos discentes;
- Possibilitar a inserção de discentes em programas de pós-graduação com desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência, com notas 6 e 7.
O projeto conta com três coordenadores, sendo eles:
- Professor Doutor Cássio N. Besarria – (Currículo Lattes: aqui)
- Professor Doutor Edilean K. S. B. Aragón – (Currículo Lattes: aqui)
- Professora Doutora Maria Daniella Oliveira da Silva – (Currículo Lattes: aqui)
Saiba mais acessando o site.