Confira a newsletter NÚMERO 23 – OUTUBRO DE 2020 do Observatório da Transição Religiosa no Brasil

Publicado originalmente por Observatório da Transição Religiosa no Brasil. Para acessar, clique aqui.

  • A Religião & Cultura agora integra a Rede Nacional de Combate à Desinformação, que interliga projetos e instituições de diversas naturezas que trabalham e contribuem de alguma forma para combater o mercado da desinformação que floresce no Brasil. São coletivos, iniciativas desenvolvidas dentro de universidades, agências, redes de comunicação, revistas, projetos sociais, projetos de comunicação educativa para a mídia e redes sociais, aplicativo de monitoramento de desinformação, observatórios, projetos de fact-checking, projetos de pesquisa,  instituições científicas, revistas científicas, etc. 
  • Em parceria com a Gênero e Número, o Instituto de Estudos da Religião (ISER) lançou a plataforma e Religião e Poder, que apresenta dados, análises e reportagens estruturadas sobre o tema. Entre os destaques desta primeira etapa da plataforma estão os retratos das frentes parlamentares religiosas.

Até a próxima!
Rafaela Marques

Links da semana 
?? (27 de outubro) O Tribunal de Justiça de São Paulo proibiu a ONG “Católicas pelo Direito de Decidir de usar “católicas” no nome. A decisão atende a um pedido da Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura.  A decisão fala em “Instituição” e trata o pertencimento religioso como patrimônio institucional, não como profissão de fé. As mulheres participantes do grupo nunca reivindicaram, porém, falar pela Igreja Católica. O Jota cobriu o tema, a Folha de S.Paulo também.

???? (27 de outubro)  Ontem o governo federal publicou no Diário Oficial da União um documento intitulado “Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil no período de 2020 a 2031”. São orientações para diversas áreas do governo, entre elas “efetivar os direitos humanos fundamentais e a cidadania”, onde consta “promover o direito à vida, desde a concepção até a morte natural, observando os direitos do nascituro, por meio de políticas de paternidade responsável, planejamento familiar e atenção às gestantes”. A Folha de S.Paulo publicou reportagem sobre o assunto, com consulta ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) e opinião da advogada Gabriela Rondon, do Anis Instituto de Bioética. Acesse também o texto no DOU.

???? (26 de outubro) As milícias cariocas mantêm parcerias com as polícias, com facções criminosas e com igrejas evangélicas pentecostais. Esta é uma das conclusões de estudo realizado pela Rede Fluminense de Pesquisas sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos e apresentado em seminário virtual realizado na tarde desta segunda-feira (26). A Rede foi constituída em julho de 2019 por pesquisadores de sete universidades do Rio de Janeiro, entidades da sociedade civil, centros de pesquisa de entidades jurídicas e jornalistas e agora divulga sua primeira nota técnica. Leia no Estadão.

?(25 de outubro) Idas e vindas do caso do Padre Robson. No domingo, reportagem do Fantástico noticiou que a Superintendência de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado de Goiás investiga doações milionárias feitas por fiéis pobres

??????? (23 de outubro) Em mais uma mostra da nova orientação de sua política externa, representantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e do Itamaraty vetaram trecho que propunha a inclusão dos registros de “crimes de ódio e discriminação por razões de identidade de gênero e orientação sexual” em plano de ação de Direitos Humanos do Mercosul. A reportagem é de Patrícia Campos Mello para a Folha de S.Paulo.

????(23 de outubro) A Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar (Pró-Saúde), ligada ao clero católico, vem sendo investigada por supostamente ter mantido participação em esquema de propinas nos contratos da entidade com o governo fluminense. A associação foi citada pelo ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, em depoimento dado à Justiça Federal. Agora, o Blog do Berta publicou extratos do cartão de crédito de Ricardo Brasil Correa, ex-gestor da entidade, que mostram gastos de até R$ 85,3 mil em artigos religiosos comprados em Roma, além de registros de aquisições em lojas como Chanel, Prada e Gucci. Correa alega que eram presentes para religiosos. A organização não mantém atualmente contrato com o governo do Rio, mas está presente em 11 estados.

????? (23 de outubro)  Em BH, seguindo a tendência, jovens evangélicos progressistas também se juntaram para concorrer a uma mandato coletivo no legislativo municipal, como mostramos em edições passadas a exemplo de São Paulo e Salvador. O coletivo “Plural” é formado por Jonatas Aredes, frequentador da 2ª Igreja Presbiteriana de BH; Fillipe Gibran, da Comunidade Evangélica Unidade em Cristo; Djenane Vera, da Igreja Cristã Maranata, e Kenia Vertello, da Igreja Batista Connect.

?????????? (22 de outubro) Matéria do Celina, do O Globo, traz entrevista com um jovem que foi submetido à “cura gay” por sugestão de religiosos da igreja que frequentava, e hoje frequenta uma igreja que o acolhe em sua completude. “A interpretação da religião sob a teologia negra e feminista me fez entender de outra forma. Era tudo em que eu acreditava e o que precisava”, diz. 

???? (22 de outubro) O Universa UOL teve acesso a um processo judicial de disputa pela guarda de uma criança de 9 anos em Olinda. O pai, evangélico, pediu e conseguiu que a justiça lhe concedesse a tutela da criança após denunciar ao Conselho Tutelar que a menina sofria maus tratos e alegar como justificativa que ela frequentava um terreiro de candomblé

???? (21 de outubro) O Papa Francisco declarou apoio à união civil de casais homoafetivos em um documentário. “Os homossexuais têm o direito de estar em uma família. São filhos de Deus e têm direito a uma família”, afirmou o pontífice. A declaração repercutiu dentro e fora da Igreja católica, não sem reação de membros da ala ultraconservadora. Texto da BBC News Brasil resgata o histórico e a diferença na maneira como a Igreja Católica lidou e lida com a população LGBT+. Lembramos que união civil não significa matrimônio e a avaliação de especialistas e membros da igreja é de que, embora a declaração seja inédita para um papa, não sinaliza uma possível mudança na doutrina católica.

???? (21 de outubro) Na sabatina do Senado, o indicado ao STF por Bolsonaro, Kassio Marques, falou de Deus, citou trechos da Bíblia e acenou aos conservadores. Sobre direitos das pessoas LGBTQ+, ele disse que “há uma certa pacificação social sobre o tema”. Quando questionado sobre sua posição acerca do aborto, ele afirmou que “o Poder Judiciário, muito provavelmente exauriu (o assunto) dentro dessa sociedade”. Leia na matéria do O Globo.

???? (21 de outubro) No UOL, Maria Carolina Trevisan e Jamil Chade reportam as articulações em torno da assinatura do Consenso de Genebra, bem como as implicações do acordo para a política interna brasileira. O documento é uma iniciativa do governo dos Estados Unidos, com a adesão do Brasil, Egito, Hungria, Indonésia e Uganda, e foi assinado por 32 países no dia 22. “Na prática, o governo do Brasil faz uma ofensiva no exterior para defender a postura antiaborto e para deixar claro que o país não aceitará uma agenda nas organizações internacionais que abra brechas para permitir que educação sexual e direitos reprodutivos sejam estabelecidos e fortalecidos como políticas públicas nas dimensões da saúde da mulher e do combate à violência sexual”, diz o texto de Trevisan e Chade.

???? (21 de outubro) O Brasil apoiou na OEA uma proposta apresentada pela Bolívia que pode autorizar que pais imponham educação religiosa ou moral a seus filhos “de acordo com suas crenças”. Chile e EUA também defenderam a proposta. Segundo matéria da Folha, a ideia é incluir um adendo a uma resolução do órgão sobre direitos humanos. Organizações da sociedade civil apontam que o texto abre a porta para que pais adotem o ensino domiciliar e impeçam que as crianças aprendam conteúdos como a teoria da evolução, além de permitir que os pais interfiram na contratação de professores a partir de suas crenças religiosas.

?? (21 de outubro) O senador Arolde de Oliveira faleceu de covid-19. E por que isso importa? Porque o senador – dono do grupo de comunicação MK, que gerencia o Pleno.News, site de desinformação – fez diversas postagens contra as medidas de isolamento social e defendendo o uso da hidroxicloroquina no tratamento da doença.

???? (21 de outubro) Evasão de divisas nas operações da Igreja Universal do Reino de Deus em Angola. Esse é o assunto da última reportagem de Gilberto Nascimento para o The Intercept Brasil. Um dos ouvidos disse que a Universal arrecadava 50 a 60 milhões por ano no país. Outro, que a operação em Angola “sustenta” a atuação da Igreja na Europa. E mais um ex-bispo brasileiro consultado pela reportagem disse que ao menos duas vezes por ano recebia a missão de transportar dólares clandestinamente, até a África do Sul, com cédulas escondidas em malas, no forro de veículos e até em pneus.

???? (20 de outubro) A coluna de Jamil Chade noticiou que o Brasil pode ter um embaixador na ONU que defende o emprego da fé na formulação de políticas públicas. O indicado é o atual secretário de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania, Fabio Mendes Marzano. Na ONU, ele ficará responsável pela pasta de direitos humanos e também irá liderar a representação do Brasil na OMS. Para ele, uma das principais mudanças geradas pelo governo Bolsonaro foi “colocar a religião no processo de formulação de políticas públicas”. Leia no UOL

???? (19 de outubro) fantasma da Cristofobia voltou a rondar as redes sociais após incêndios em igrejas em protestos no Chile. Parlamentares bolsonaristas repercutiram imagens do acontecimento e o termo chegou aos assuntos mais comentados do Twitter. Na esteira dos acontecimentos, o Ecoa (UOL) fez uma matéria explicando o que é liberdade religiosa, o que é Estado Laico e se existe cristofobia no Brasil [spoiler: não existe]. (!)

Bônus Especial: Luciana Bispo é líder da ONG Maria & Sininha e não faz caridade: promove direitos (Ecoa – UOL)

Entrevista: “Governo Bolsonaro usa conceito de “família” para retroceder em direitos”, com Renata Nagamine (Coluna de Maria Carolina Trevisan – UOL)

Opinião:

“Aliança antiaborto proposta pelos EUA com apoio do Brasil afronta direitos das mulheres”, por Camila Asano, Sonia Corrêa e Gillian Kane (Folha)

“Herege e comunista”: a direita excomunga o Papa, por Gad Lerner (tradução)

Teóloga franciscana desafia a hipocrisia da nova encíclica papal Fratelli Tutti (Unisinos)

Vídeo: Explicando o voto de cajado evangélico – e como não cair nele (The Intercept Brasil)

Especial eleições do Rio

A última pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (22) mostra Eduardo Paes e Crivella em queda, Martha Rocha e Benedita da Silva subindo. A Folha registrou que Crivella está impaciente por uma manifestação de apoio mais enfática por parte do presidente.
Radar No dia 29/10, às 18h, o Coletivo Bereia faz live de comemoração de um ano de existência, com reflexões sobre “Balanço e perspectivas no enfrentamento à desinformação em espaços religiosos”. Na página do coletivo no Facebook. O Coletivo de Educação Popular Margarida Maria Alves promove, no dia 29/10 às 19h30, live com o pastor Henrique Vieira sobre Religião e Política. No Youtube.
O que rola no Twitter…

Religião & Cultura é produzida por Rafaela Marques com a colaboração de Isabela Aleixo.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste