COAMOS: Vídeo de motociclistas de Rondônia cruzando Cânion do Rio Poti

Publicado originalmente em Coar Notícias por Guilherme Cronomberger, Isaac Haron e Marta Alencar. Para acessar, clique aqui.

Com quase sete milhões de visualizações, o vídeo de uma expedição em um Cânion chamou a atenção de milhares de internautas no início deste mês. Na gravação com belíssimas paisagens, muitas pessoas acreditaram serem do Cânion do Rio Poti, que fica localizado na divisa entre os estados do Piauí e Ceará e conta com uma extensão de mais de 570 Km. A COAR então entrou em campo para verificar a veracidade do vídeo e a conclusão foi: o vídeo está fora de contexto

O vídeo teve mais de seis milhões de visualizações

O verdadeiro cânion registrado nas gravações fica no Peru, país sul-americano, que faz divisa com o norte do Brasil, e se chama Cânion Uchco. Quem começou a desatar essa grande confusão foi o geógrafo e guia turístico piauiense Augusto Junior Vasconcelos.

Usuários confundiram a imagem do Cânion no Peru com o do Piauí

No dia 23 de junho, Vasconcelos publicou uma mensagem no Facebook, explicando aos usuários, que houve confusão na citação do local apresentado no vídeo em grupos de WhatsApp:

O guia turístico Augusto Vasconcelos esclareceu a confusão do vídeo

COAR entrou em contato com o guia, que há quase duas décadas realiza a travessia no local. Para a COAR, Augusto apontou as principais diferenças visíveis com o vídeo em questão. O especialista explicou que o cânion Uchco no Peru possui uma formação rochosa advinda de montanhas da Cordilheira dos Andes (localizada no extremo leste do continente sul-americano). Já a superfície piauiense não possui uma cadeia de montanhas, sendo composta por planaltos, planícies e depressões.

Além dos aspectos geológicos, outro fator importante verificado pela COAR é a mobilidade. O Cânion do Uchco, localizado entre os distritos de Alis e Tomas na Província de Yauyos, possui 120 km de estrada asfaltada que permite o passeio de moto. Já o Cânion do Poti não possui estrada asfaltada.

A estrada existente é de terra e serve apenas para chegar até o ponto de embarque, onde é preciso trocar o meio de transporte terrestre por um barco, que servirá pelo resto do passeio.

Cânion Uchco
Cânion do Rio Poti 

A importância disto? O vídeo foi gravado em um passeio de moto por um local asfaltado e não dentro de um barco. Por falar em moto, a empresa que gravou e divulgou o vídeo é a Tagino Adventure, companhia de Rondônia especializada em excursões de motociclismo pelos cinco continentes. A gravação da empresa foi feita em uma excursão de 14 dias pelo Peru, em maio de 2019.

Em entrevista para a COAR, João Tagino, tour-líder da companhia, afirmou que já visitou o Piauí quinze vezes. “Iremos levar em breve muitas pessoas para o Piauí em uma excursão bacana e repleta de novidades”, disse. João planeja visitar o Piauí novamente em uma excursão em novembro deste ano. E assim conhecer o Cânion do Rio Poti.

A excursão faz parte da Expedição Sertões Gaia, um evento que está marcado para os dias 5 e 16 de novembro. Tal evento rodará o sertão brasileiro, passando por locais como o estado do Piauí. 

O vídeo original do percurso no Cânion do Peru

A equipe da COAR reforça que em caso de dúvidas você pode entrar em contato com o WhatsApp: (86) 99517- 9773 ou pelo Instagram @coarnoticias.

Referências da COAR:

  1. Perfil no Facebook Augusto Junior Vasconcelos
  2. Perfil no Facebook da agência Tagino Adventure Tour
  3. Site da Tagino Adventure Tour
  4. Site G1

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste