Cientista da OMS descobre que o novo coronavírus teria vazado de um laboratório na China?

Publicado originalmente em Nujoc Checagem por Edison Mineiro. Para acessar, clique aqui.

O Nujoc recebeu para checagem a publicação do instagram do deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) sobre a suposta origem da COVID-19. No post, o parlamentar conta que o cientista Peter Ben Embarek, da Organização Mundial de Saúde (OMS), estaria pressionando o Partido Comunista da China com a descoberta que o novo coronavírus teria vazado de um laboratório em Wuhan. Vale pontuar que o material foi encaminhado para verificação por meio do aplicativo Eu Fiscalizo da Fiocruz (Disponível para Android e IOS).

A publicação realizada por Carlos Jordy é falsa e inclusive desmentida com afirmações do próprio Peter Ben Embarek. Segundo O Globo, o cientista da OMS esteve em Wuhan e declarou como pouco provável que o coronavírus tenha saído de um laboratório. Ele ainda afirmou que esta tese seria um “excelente roteiro” para um filme de ficção.

Peter Embarek visitou a cidade chinesa em fevereiro de 2021. Ao lado de especialistas, a equipe esteve presente no Instituto de Virologia de Wuhan de onde, segundo o ex-presidente americano Donald Trump, o vírus teria saído, por acidente ou não.

O Instituto de Virologia de Wuhan tem, desde 2012, um laboratório de alta segurança para patógenos muito perigosos, que abriga cepas de vírus como o do Ebola.

Com informações da BBC News, a equipe do Dr. Embarek acredita que o vírus provavelmente se originou em animais antes de se espalhar para os humanos, mas ainda não tem a comprovação de como aconteceu efetivamente.

O cientista disse que o trabalho para identificar as origens da Covid-19 apontou para um “reservatório natural” em morcegos, mas é improvável que isso tenha acontecido em Wuhan.

Ele disse que identificar a via animal continua sendo um “trabalho em andamento”, mas que é “mais provável” que tenha passado para humanos de uma espécie intermediária.

Os especialistas também disseram que “não havia indicação” de que o vírus estava circulando em Wuhan antes que os primeiros casos oficiais fossem registrados em dezembro de 2019.

Liang Wannian, especialista da Comissão de Saúde da China, disse que a Covid-19 poderia estar em outras regiões antes de ser detectada em Wuhan.

A equipe pediu uma investigação mais aprofundada sobre a possibilidade de transmissão da “cadeia de frio”, referindo-se ao transporte e comércio de alimentos congelados.

O Dr. Peter Daszak, membro da equipe da OMS, disse que o foco sobre onde as origens que levaram à Covid-19 podem estar associadas à região do sudeste asiático. “Fizemos muito trabalho na China e se você mapear isso começa a apontar para a fronteira e sabemos que há pouca vigilância do outro lado em toda a região do Sudeste Asiático”, disse ele a John Sudworth da BBC em Wuhan.

“A China é um lugar muito grande e o Sudeste Asiático é um lugar maior ainda. As cadeias de abastecimento para o mercado de frutos do mar de Wuhan são extensas, vindo de várias partes da China e outros países vizinhos. Para fazer um devido rastreamento há muito trabalho”, frisou Peter Daszak.

Origem da COVID-19 – De acordo com o Instituto Butantan, no final de março de 2021, a OMS divulgou um relatório de 120 páginas, desenvolvido por cientistas da China e de outras partes do mundo, que reforçou a origem natural da epidemia. A tese mais aceita diz que o vírus passou do morcego para um mamífero intermediário, e dele para o ser humano. A transmissão de um morcego diretamente para um humano também foi apontada como uma hipótese possível e provável. 

O relatório ainda afirmou que a passagem do vírus para humanos por meio de produtos alimentícios é possível, porém uma hipótese remota. Já a possibilidade de o vírus ter escapado acidentalmente do Instituto de Virologia de Wuhan foi classificada como “extremamente improvável”. De acordo com o diretor-geral da OMS, no entanto, o relatório era um começo no caminho de determinar com precisão a origem do vírus, e não um fim.     

O tema de origem da COVID-19 já foi checado aqui no Nujoc Checagem, conforme pode ver aqui.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste