Centro de Pesquisa da USP realiza seminário sobre datificação da atividade de trabalho de comunicadores

Publicado originalmente em Centro de Pesquisa Comunicação e Trabalho ECA/USP. Para acessar, clique aqui.

s novas formas de organização e difusão do trabalho dos comunicadores está diretamente atrelada às lógicas das plataformas digitais e seus modos de extração de dados, os quais movimentam as engrenagens das Big Techs na atualidade. Ao trabalharem e se comunicarem em plataformas de grandes empresas de tecnologia, os trabalhadores da
comunicação fornecem dados pessoais e profissionais para as plataformas, contribuindo assim para esse novo modelo de negócio da indústria digital. Essa dinâmica é um dos objetos de investigação do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-USP), que,
nos dias 9, 10 e 11 de maio, realizará o 2º Workshop Datificação da atividade de Comunicação e Trabalho de arranjos de comunicadores: os embates com as determinações das empresas de plataformas, com apoio da Fapesp e do CNPq.

O Workshop é uma das atividades realizadas no âmbito do projeto de pesquisa homônimo contemplado com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na categoria Projeto temático LinCAr/FAPESP, com apoio também do CNPq.
O evento tem o objetivo de colocar em pauta as implicações do trabalho de comunicação mediado pelas plataformas digitais e será composto de uma programação com acesso restrito aos pesquisadores do CPCT e uma programação aberta ao público em geral, mediante inscrição prévia, que se dará em formato híbrido, com as atividades presenciais
acontecendo na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e a transmissão online por meio do canal da ECA-USP no YouTube.

A abertura das atividades públicas acontecerá no dia 9 de maio, às 17h15, com a conferência “Dependência nos Estudos de Plataformas: o que é e o que pode ser”, a ser ministrada pelo professor da Universidade de Toronto, Canadá, e pesquisador do CPCT, Rafael
Grohmann. Em sua fala, Grohmann, que investiga a plataformização do trabalho, irá teorizar sobre os sentidos do termo dependência nos estudos de plataformas, e o que isso significa em relação a outros conceitos como autonomia e soberania.

No dia 10, a programação pública terá início às 9h com a mesa “As pesquisas em IA no Brasil: desenvolvimentos e implicações”, que contará com a participação do professor do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP São Carlos, André Carlos
Ponce de Leon Ferreira, e da professora da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Vânia Valente.

Às 10h30, será realizada a mesa “Trabalho mediado por plataformas”, com a presença da coordenadora do CPCT, Roseli Fígaro, que discutirá a datificação da atividade de trabalho dos comunicadores. E com a participação das representantes da Federação de Cooperativas de Tecnologia da Argentina, Cecília Munoz, vinculada à cooperativa “Código Libre” e Elena Fisher, que integra a cooperativa “Alternativa Laboral Trans”. As convidadas centrarão suas falas na experiência de cooperativas argentinas de trabalhadores por aplicativos.
Ainda no período da manhã, a partir das 11h30, os pesquisadores do CPCT apresentarão os conceitos-chave que orientam a investigação em desenvolvimento no Centro na mesa “Datificação das atividades de trabalho de comunicadores: reflexões e contribuições”.

As atividades reiniciam no período da tarde, às 14h, com o debate sobre as “Implicações do financiamento de fundações e big tech ao jornalismo brasileiro”. A mesa contará com a participação do professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Afonso de Albuquerque; das pesquisadoras do CPCT, Camila Acosta e Tânia Caliari; do professor de Comunicação na Universidade Rosário, da Colômbia e pesquisador do CPCT, Diego Ramirez; e do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e também pesquisador do CPCT, Thales Lelo.

A partir das 16h30, as reflexões versarão sobre procedimentos de pesquisa, que tem como temática “Metodologias de pesquisa com coleta de dados em plataformas digitais”. A discussão será conduzida pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS), Raquel Recuero, e pelo professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Marcelo Alves.

No dia 11 de maio, a programação será exclusiva para os pesquisadores do CPCT.

Serviço:
2º Workshop Datificação da atividade de Comunicação e Trabalho de arranjos de comunicadores: os embates com as determinações das empresas de plataformas.
Quando: 9, 10 e 11 de maio.
Onde: Presencial na Sala da Congregação – 1º andar, prédio Central da ECA, Butantã, São Paulo. Remoto: Canal da ECA no Youtube.
Inscrição: https://forms.gle/GD4JGD2V6ow6kiqw7
Outras informações: https://comunicacaoetrabalho.eca.usp.br/
Apoio: FAPESP e CNPq

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste