CAFÉ: Boatos e verdades sobre seus benefícios

Publicado originalmente em Coar Notícias por Marta Alencar e Ana Rafaela Pereira. Para acessar, clique aqui.

Já tomou o seu cafezinho hoje? A COAR é um projeto criado inspirado no café, precisamente em seu processo de filtragem, que lembra o de apuração. O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). O grão é repleto de compostos antioxidantes, vitaminas e minerais que trazem diversos benefícios e pode até mesmo prevenir doenças. No entanto, o café é também alvo constante de boatos na internet. A COAR entrevistou a nutricionista e mestranda do Programa de Pós-graduação de Ciências e Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ana Rafaela Pereira, para esclarecer esses boatos no Quadro “Saúde sem Desinformação”.

1 – Café faz bem para diabéticos?

Nutricionista: Sim, porém seu uso não se torna obrigatório. Estudos feitos com o café e chá verde demostraram que a cafeína presente em ambos pode auxiliar na prevenção do desenvolvimento da diabetes mellitus tipo 2 (DM2), fazendo com que ocorra a redução do colesterol e glicose em jejum, além de atividade anti-inflamatória e atividade antioxidante. Já em pacientes que possuem DM2, alguns estudos são inconclusivos com a potencial eficácia do café, mas em um deles, onde foi observado 4.923 pacientes, demonstrou que o café e chá verde auxiliaram na redução no número de mortes ocasionadas pelo DM2. Lembrando que paciente diabéticos deve-se ter cuidado ao adoçar as preparações, sendo sempre indicado a procura de um profissional da nutrição para ser orientado no que se deve usar.

2 – Café satura os nutrientes dos outros alimentos?

Nutricionista: O café possui excelentes benefícios para saúde, mas o seu consumo inadequado também nos traz prejuízos. Dentre esses o mais comum é a menor biodisponibilidade do cálcio presente em alguns alimentos, ou seja, o nosso organismo não conseguirá absorver todo o cálcio que consumimos devido a cafeína. Outro exemplo é a menor absorção do ferro presente em carnes. Por isso, o consumo do café deve ser moderado e de preferência que não seja após grandes refeições. Lembrando que a cafeína ela está presente não só no café, como em chás verdes e preto (principalmente o chimarrão), chocolate, refrigerante e bebidas energéticas.

3 – Café pode combater o câncer?

Nutricionista: Sim, mas atenção não adianta sair consumindo litros e mais litros de café! Estudos vem sendo realizados com o ácido cafeico, que é uma substância que pode ser extraída do café, e o mesmo demostra um potencial antioxidante, ou seja, auxilia na prevenção do câncer. Importante lembrar mais uma vez que isso só será realmente eficaz se o indivíduo possuir toda uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas em excesso dentre outros fatores. Informação importante para que já possui câncer e faz tratamento, é conversar com seu médico e nutricionista oncológico para saber se o consumo do café está liberado, pois o ácido cafeico pode diminuir a eficácia da medicação em alguns tratamentos.

4 – Café faz mal para os dentes?

Nutricionista: Deve-se lembrar que o cálcio é importantíssimo para formação dos dentes, e se o indivíduo possui uma grave deficiência desse nutriente e ainda assim faz uso do café, podemos dizer que sim, fará mal. Nos demais casos não há com que se preocupar, claro o café possui uma coloração muito forte e pode auxiliar em partes no escurecimento ou manchas nos dentes, principalmente após determinados tipos de procedimentos dentários. O mais aconselhado é que se converse com seu dentista para saber se em seu caso poderá fazer o consumo livre do café e a temperatura ideal.

5 – Beber café emagrece?

Nutricionista: Não! Não há alimento ou bebida que faça uma pessoa emagrecer por si só, o que há é um conjunto de fatores envolvendo a alimentação no geral e o auxílio de atividade física ideal para cada pessoa. A cafeína em si, utilizada de forma correta, pode auxiliar no processo de reeducação alimentar para perca de peso, trazendo os seus variados benefícios discutidos anteriormente. Algumas pessoas fazem seu uso por ser energético e assim obter um melhor rendimento no treino, mas isso varia muito de pessoa para pessoa e o mais aconselhado é buscar um profissional da nutrição para que se tenha uma prescrição correta e saudável.

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS DA COAR:

ALKHATIB A, TSANG C, TISS A, BAHORUN T, AREFANIAN H, BARAKE R, KHADIR A, TUOMILEHTO J. Functional Foods and Lifestyle Approaches for Diabetes Prevention and Management. Nutrients. 2017 Dec 1;9(12):1310.

CORNELIS MC, MUNAFO MR. Mendelian Randomization Studies of Coffee and Caffeine Consumption. Nutrients. 2018 Sep 20;10(10):1343.

FERNANDES, Elenise Stuker et al. O consumo de cafeína e de cálcio por idosas institucionalizadas. Disciplinarum Scientia| Saúde, v. 9, n. 1, p. 89-99, 2008.

KOMORITA Y, IWASE M, FUJII H, OHKUMA T, IDE H, JODAI-KITAMURA T, YOSHINARI M, OKU Y, HIGASHI T, NAKAMURA U, KITAZONO T. Additive effects of green tea and coffee on all-cause mortality in patients with type 2 diabetes mellitus: the Fukuoka Diabetes Registry. BMJ Open Diabetes Res Care. 2020 Oct;8(1):e001252.

LANZILLOTTI, Haydée Serrão et al. Instrument to evaluate the combination of foods to make iron more bioavailable in the diet. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 12, p. 4107-4118, 2018.

SEMIZ S, SERDAREVIC F. Prevention and Management of Type 2 Diabetes and Metabolic Syndrome in the Time of COVID-19: Should We Add a Cup of Coffee? Front Nutr. 2020 Oct 6;7:581680.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste