Associação de Familiares de Vítimas nega processo contra série da Netflix sobre a Boate Kiss

Publicado originalmente em Âncora dos Fatos. Para acessar, clique aqui.

A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da tragédia de Santa Maria esclarece e nega a informação de que vai processar a Netflix pela série “Todo Dia a Mesma Noite”, a qual trata sobre a tragédia na Boate Kiss, em 2013, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A informação do processo teria partido de um grupo individual e isolado de pais, o que não se alinha com o grupo oficial formado pelas famílias dos sobreviventes e das vítimas.

A nota oficial foi divulgada no domingo, 29 de janeiro, após perfis em mídias sociais e portais de notícias divulgarem que os pais das vítimas estariam descontentes com a série e que estariam planejando mover um processo contra a Netflix.
A Associação se pronunciou, negou que a informação tenha partido do grupo oficial formado há dez anos e ainda lembrou que “tragédias como a que vivenciamos precisam ser contadas de todas as formas”.

Nota oficial

“A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da tragédia de Santa Maria esclarece que estávamos cientes que a produção estava sendo realizada com base nos personagens do livro “Todo dia a mesma noite: A história não contada da Boate Kiss” de Daniela Arbex e sente-se representada por ela bem como pelo livro da autora”.

A nota assinada pelo presidente Gabriel Barros diz ainda, que, “Reiteramos que não estamos movendo nenhum processo contra as produções, nem pretendemos, por acreditarmos na potência das produções na luta por justiça e a luta por memória”.
O presidente esclarece ainda que “desde o dia 27 de janeiro de 2013, nós sofremos com a perda irremediável de nosso filhos, irmãos e amigos, sabemos o quanto isso nos dói. Não há nenhum valor sendo pago a nós com a produção, e o que ganhamos é a crença no fortalecimento na luta por justiça e pela memória. Para que não se repita”.https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FAVTSMSantaMaria%2Fposts%2Fpfbid05YwixPytTVbABbpLtBiWr3V8VGsugZmXij3usaBzKSE5heceLaEprLbLjRYXiK8rl&show_text=true&width=500

Tragédia na Boate Kiss

Na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, um incêndio atingiu a Boate Kiss, em Santa Maria e deixou 242 mortos e 636 sobreviventes.
Passados dez anos da tragédia, ninguém está preso. Quatro pessoas chegaram a ser condenadas em 2021, mas a decisão foi anulada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Todo Dia a Mesma Noite

O livro “todo dia a mesma noite: a história não contada da boate Kiss”, da escritora e jornalista Daniela Arbex, foi lançado antes da série documental com o mesmo título, pela Netflix.

Daniela reconstituiu de maneira sensível e inédita os eventos da madrugada de 27 de janeiro de 2013, quando a cidade de Santa Maria perdeu de uma só vez 242 vidas.

Foram necessárias centenas de horas dos depoimentos de sobreviventes, familiares das vítimas, equipes de resgate e profissionais da área da saúde — ouvidos pela primeira vez neste livro —, para sentir e entender a verdadeira dimensão de uma tragédia sobre a qual já se pensava saber quase tudo. Ela foi também em busca dos que continuam vivos, dos dias seguintes, das consequências de descuidos banalizados por empresários, políticos e cidadãos.

Daniela é uma das jornalistas brasileiras que teve contato assíduo com as famílias das vítimas. “Há quase uma década convivo com o processo do luto em tragédias coletivas. Virar a página nunca foi uma opção para as famílias. Das 60 mil palavras do meu livro não há nenhuma que faça reverência ao termo superação. Pedir superação para quem perdeu um filho é uma total falta de empatia com a dor do outro”, diz a jornalista, em uma de suas publicações ao se referir ao livro.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste