No dia 30 de março, o Âncora dos Fatos foi selecionado para fazer parte do Programa Acelerando a Transformação Digital. O programa é desenvolvido em parceria pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Centro Internacional de Jornalistas (ICFJ) e Meta Journalism Project.
Foram 80 projetos selecionados. E a partir de então, os jornalistas responsáveis por cada projeto receberão mentorias de maio a julho desse ano, e um apoio financeiro para alavancar as propostas inscritas.
A iniciativa, de acordo com o programa, visa estimular o fortalecimento do jornalismo local no Brasil e reduzir o número de municípios considerados desertos de notícias, avaliado em 9,5% do total de cidades.
Segundo Natalia Mazotte, presidente da Abraji, o programa é fundamental para fomentar o jornalismo local no país.
“Esperamos que, com as mentorias e o apoio financeiro, mais jornalistas possam produzir informações de qualidade sobre e para suas comunidades”, afirma.
No Paraná, foram cinco projetos independentes selecionados para receber a mentoria, entre eles o Âncora dos Fatos.
Para o Âncora dos Fatos foi possível increver o projeto, que já possui um site e redes sociais, devido à participação em treinamentos realizados pela Abraji entre 2019 e 2021.
O objetivo do Âncora dos Fatos é expandir o combate à desinformação no Paraná através da checagem de fatos e trabalhar a educação midiática como uma das propostas para alcançar as comunidades da região.