ABPEducom lança curso online de aperfeiçoamento em Educomunicação

Publicado originalmente em ABPEducom. Para acessar, clique aqui.

ABPEducom acaba de lançar o Curso EaD de Aperfeiçoamento em Educomunicação: Conceitos e Práticas. As inscrições já estão abertas, com valor promocional até 27 de março. Associados, parceiros e professores das redes públicas de ensino têm direito a desconto especial. Pessoas negras, indígenas, imigrantes, com deficiência, em situação de vulnerabilidade social, LGBTQIA+ e que exerçam papel de liderança em suas comunidades podem se candidatar a uma bolsa integral. A formação tem apoio do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP).

O objetivo do curso é fortalecer os princípios e práticas educomunicativas em prol das transformações sociais, proporcionando a participação e protagonismo dos sujeitos envolvidos nos ecossistemas comunicativos em que se pretende atuar. Transformações que se colocam ainda mais urgentes em meio ao cenário atual de pandemia e desinformação. Com esta formação, será possível dialogar e trocar conhecimentos e experiências com pessoas de todo o Brasil e do mundo.

A equipe docente é composta por professores, pesquisadores, profissionais, ativistas e especialistas reconhecidos pela sua atuação na área da Educomunicação. Entre eles, estão Ismar Soares, presidente da ABPEducom e professor da USP; Claudemir Viana, secretário executivo da Associação e coordenador do NCE/USP; e Michele Marques Pereira, diretora de Assuntos Profissionais e Formação Continuada da ABPEducom.

Entre outros temas, a programação inclui encontros dedicados às raízes, marcos legais e áreas de intervenção da Educomunicação; aos conceitos de ecossistema educomunicativo, leitura crítica da mídia, expressão educomunicativa por meio da arte, mediação tecnológica na educação e práxis social decolonial e decolonizadora; ao diálogo com a Alfabetização Midiática e Informacional; às experiências educomunicativas de destaque; e às pesquisas contemporâneas no campo da Educomunicação. Estão previstos, ainda, laboratórios de práticas educomunicativas, incluindo expressões por meio das artes e das mídias, como música e dança, histórias em quadrinhos, cinema, fotografia, rádio e podcast, produção de vídeo e mídias digitais e gráficas.

Ao todo, são 22 encontros ao vivo, com exposições teóricas e dinâmicas práticas, de 28 de abril a 7 de julho de 2022, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30. Atividades e leituras complementares serão disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem juntamente com a gravação das aulas. O curso também prevê a preparação de um projeto, atividade ou produção artística e/ou midiática de intervenção social, a ser realizado em grupo, com orientação da equipe docente. Haverá emissão de certificado com carga horária de 70 horas para os alunos que obtiverem o mínimo de 75% de presença e tiverem o trabalho final aprovado.

As inscrições podem ser feitas pelo site do curso. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail secretariageral@abpeducom.org.br ou pelo WhatsApp: (11) 95784-9292.

Serviço

Curso EaD de Aperfeiçoamento em Educomunicação: Conceitos e Práticas

Período das aulas: de 28 de abril a 7 de julho de 2022

Realização: ABPEducom

Inscrições: site do curso (valor promocional até 27 de março)

Mais informações: e-mail secretariageral@abpeducom.org.br ou WhatsApp: (11) 95784-9292

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste