ABPEducom encaminha proposta para o Gabinete de Transição do Governo Lula – Alckmin

Publicado originalmente em ABPEducom. Para acessar, clique aqui.

A ABPEducom participou, na manhã da última sexta-feira (25) da reunião ampliada do Grupo Temático de Ciência, Tecnologia e Inovação (GTCTI-2022) do Gabinete de Transição do Governo Lula – AlckminO objetivo da reunião foi o de refletir e receber contribuiçõespara o trabalho deste grupo temático específico. O convite foi direcionado a entidades científicas e acadêmicas, movimentos sociais, entidades empresariais, servidores, gestores de CTI e representação parlamentar.

Da área da Comunicação, participaram os professores Roseli Fígaro, representando a COMPÓS; Betânia Maciel, pela SOCICOM e Ismar Soares, pela ABPEducom. A reunião foi híbrida, com ação presencial no espaço da UFRJ, no Rio de Janeiro, acompanhada virtualmente por dois grupos de cientistas, somando um total de aproximadamente 300 especialistas, com possibilidade de intervir via Chat.

O grupo que contou com a presença de representantes da SOCICOM e da ABPEducom foi mediado pela cientista social Iraneide Soares da Silva, integrante do Grupo Temático do Gabinete de Transição.

Contribuição da ABPEducom

Valendo-se do convite apresentado pela mediadora do debate, Profa. Iraneide da Silva, o Presidente da ABPEducom encaminhou uma proposta ao GTCTI-2022, no sentido de que fosse facilitada a mobilização da infância, adolescência e juventude, numa perspectiva educomuncativa, para os temas de interesse coletivo nos âmbitos da ciência e das tecnologias, articulando a área das “Tecnologias e Inovações” às áreas da Educação, Cultura, Meio Ambiente e Saúde, entre outras.

Segue a proposta, na íntegra:

Dar atenção especial ao tema da formação para a cidadania, nos mais diferentes âmbitos das práticas de governança, pelo domínio e uso das tecnologias, numa perspectiva solidária e proativa.  

Justificativa:

Necessitamos mobilizar a infância, a adolescência e a juventude para os temas de interesse coletivo. A prática da educomunicação facilita o uso das tecnologias, de forma proativa, colaborativa, solidária e dialógica, na defesa das causas comuns: Tecnologias a favor da cidadania, garantindo a mobilização das novas gerações.  

A Educomunicação já é política pública – caso da secretaria de educação de São Paulo, desde 2001 – tendo contado, no início, com a assessoria do NCE-USP. Já está presente em áreas que envolvem núcleos dos povos originários, movimento de igualdade racial e de gênero, educação ambiental, saúde, entre outros. Tal política necessita ser ampliada para garantir que as novas gerações não sejam engolidas pela cultura das fake News

Painel Mar

Rafael Gué Martini, membro do Conselho Consultivo e deliberativo da ABPEducom, entende ser possível uma mobilização em torno à prática educomunicativa. Seu otimismo deve-se ao fato da organização PainelMar, para a qual presta asssessoria, com o tema da educomunicaçáo, ter sido convidado a participar na assessoria do GT Pesca, da equipe de transição: 

Mesmo estando nesse GT específico, podemos encaminhar sugestões para outros GTs. Então pode ser uma oportunidade de incluir alguma demanda da Educom. Um GT que vamos tentar alcançar por meio dessa entrada, é o de Meio Ambiente. 

As novas sugestões anunciadas por Martini foram encaminhas, na data limite: hoje (28).

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste