É GOLPE mensagem de texto relatando notificação extrajudicial

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Por Leonardo Lima

Todos os dias somos bombardeados por ligações ou mensagens em nossos telefones. Muitas delas são de telemarketing, ora para oferecer produtos, ora realizar cobranças. E em vista disso, pessoas mal-intencionadas se aproveitam para aplicar golpes, seja por SMS, ligações e mais comumente, pelo WhatsApp, como observamos aumentar registros de casos nos últimos tempos. Inclusive, a COAR já verificou diversos.

Diante disso, verificamos uma mensagem recebida via SMS por um usuário, que mencionava o seguinte: “XXX, CPF: ***.602.***-51, NOTIFICACAO EXTRAJUDICIAL, Te liguei 5x e nao consegui falar. Processo agendado para HOJE. Ligue: 08006034229”.

Como visto, na mensagem usa-se alguns dados pessoais – de uma possível vítima –, é relatado uma suposta notificação judicial e, solicitado que entre em contato com o número informado. A COAR apurou e verificou que a mensagem, assim como outras de mesma natureza, é enganosa, tratando-se de um golpe.

Em pesquisas feitas em sites especializados, identificamos outros relatos de usuários que também receberam a mensagem enganosa, classificando-a como tentativa de golpe. Em outros casos, a mensagem foi encaminhada pelo WhatsApp e com um outro número para contato, porém, o conteúdo principal se manteve inalterado.

No início deste ano, empresas de telemarketing passaram a adotar o prefixo 0303 para identificar as suas ligações ou mensagens enviadas aos usuários. A medida foi imposta pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com o objetivo de facilitar a identificação desses números por parte dos consumidores.  E caso queira, é possível solicitar às operadoras o bloqueio preventivo desse tipo de contato.

Em 2021, o Brasil liderou pelo quarto ano consecutivo o ranking mundial de países que mais registraram ligações spam recebidas por seus habitantes. Os dados são do relatório global do aplicativo Truecaller, que permite identificar e bloquear esses tipos de ligação.

Referências da COAR:

Sites especializados em identificar números suspeitos (1 e 2)

Portal G1

BBC News Brasil

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsAppTelegram ou pelo nosso email coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste