Deputada evangélica defende submissão feminina e propõe sessão solene só de homens

Publicado originalmente em Coletivo Bereia por Rafaely Camilo. Para acessar, clique aqui.

* Matéria atualizada em 19/04/2024 às 09:50 para ajuste de texto

No último 17 de abril, a fala da deputada evangélica do Estado do Maranhão Mical Damasceno (PSD) viralizou em diversos sites pelo conteúdo inusitado. Nessa data, ela propôs uma sessão solene da Assembleia Legislativa local composta somente de parlamentares homens em homenagem ao tema da “família”. Bereia checou o caso.

Quem é a deputada estadual Mical Damasceno?

Mical Silva Damasceno, 53 anos, nasceu em Anajatuba (MA), e reside no município de Viana (MA). Foi reeleita deputada estadual, pelo Partido Social Democrático (PSD), em 2022, com 52123 votos.

Damasceno iniciou a trajetória política como candidata à Assembleia Legislativa pelo Partido Social Democrata Cristão (PSDC), em 2014, ficando como suplente. Em 2018, foi eleita deputada estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) com 30.693 votos, sendo a mais votada da coligação.Suas bandeiras políticas são a defesa da família, a saúde, a assistência social e a segurança pública, tendo forte apoio no segmento evangélico.

A parlamentar nasceu em uma família evangélica. O pai é pastor da Assembleia de Deus, no bairro Viana (Baixada Maranhense, Grande São Luis).

 Imagem: reprodução do Youtube (Canal TV Assembleia Maranhão)

A proposta da deputada

De acordo com os registros da Assembleia Legislativa do Maranhão, Mical Damasceno pediu a palavra à presidente da sessão, a deputada Iracema Vale (PSB), para compartilhar “uma ideia que havia em seu coração”, que acreditava ser de “procedência divina”, desviando o prosseguimento dos trabalhos da Assembleia Legislativa. 

Ao tomar a palavra, a deputada fez alusão ao Dia da Família na Assembleia Legislativa, que é comemorado em 15 de maio, a deputada sugeriu que apenas deputados homens participassem da sessão da Assembleia Legislativa nesse dia. Segundo Mical Damasceno, a proposta se explica porque são os homens os responsáveis pela família, fazendo referência a Jesus Cristo, que é “cabeça da igreja”.

Da Tribuna, a deputada declarou: 

“Eu tenho a alegria, a felicidade… nós comemoramos o Dia da Família em 15 de maio. E aí, veio uma ideia em meu coração que eu acredito que seja divina, de nós fazermos uma sessão solene aqui mas somente com homens. Pra mostrar a sociedade quem o cabeça da família é o homem. Então nós vamos encher esse plenário aqui no dia 15 de maio de ‘macho’. A mulher tem que entender que ela deve submissão ao marido. Doa a quem doer. As feministas defendem que tem esse direito de igualdade, elas querem estar sempre numa guerra contra o homem. (…) quem é o cabeça da família é o homem, assim como Cristo é o cabeça da igreja, então vai ser lindo para a glória do Senhor Jesus (…). Nós vamos encher esse plenário de homem, de ‘macho’, pra dizer que ele representa essa instituição…a primeira instituição criada por Deus”. (Transcrição: Canal TV Assembleia Maranhão)

A presidente da sessão não considerou a proposta de Damasceno pois estava fora do tema da sessão em exercício.

Esta não foi a primeira vez em que a parlamentar se envolveu em situações polêmicas. Em setembro de 2023, Mical Silva Damasceno esteve envolvida em um caso de intolerância religiosa. Ela discutiu com líderes de religiões de matriz africana durante uma sessão extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para discutir casos de racismo religiosoÀ época, ela era parte do grupo que foi acusado de atacar o terreiro de mina “Ilê Axé Oxum Ôpara”, que fica no bairro Itapera de Maracanã, na zona rural de São Luís (MA).

Atuação política

A atuação política da parlamentar é orientada para os temas próprios da extrema-direita, ligados à “defesa da família e dos valores cristãos”, como as questões relacionadas à pauta de gênero, defesa da propriedade privada, saúde, educação e projetos que tornam iniciativas de igrejas evangélicas como utilidade públicaApoiadora declarada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ficou entre os dez deputados estaduais mais votados na ocasião.

***

Bereia classifica a fala da parlamentar como verdadeira. A gravação da fala de Mical Damasceno na Tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão comprova o que foi viralizado em mídias sociais em 17 de abril. A proposta da deputada evangélica, de delegar a deputados homens a homenagem à família, em sessão especial, por serem “cabeças” da instituição, é inusitada porém é coerente com as pautas expostas por políticos cristãos alinhados ao extremismo de direita.

Referências de checagem:

Uol Notícias. https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2024/04/17/deputada-maranhao-dia-da-familia-homens.htm Acesso em 18 ABR 24

Blog Jorge Vieira. https://www.blogjorgevieira.com/mical-damasceno-e-ameacada-de-cassacao-por-apoiar-ataques-em-brasilia/ Acesso em 18 ABR 24

Metrópoles. https://www.metropoles.com/brasil/mulher-e-submissa-deputada-propoe-sessao-so-com-homens-no-maranhao Acesso em 18 ABR 24

Portal G1. https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2023/09/15/apos-defender-igreja-deputada-discute-com-integrantes-de-religiao-de-matriz-africana-durante-sessao-parlamentar-no-ma.ghtml  Acesso em 18 ABR 24

Folha de Pernambuco. https://www.folhape.com.br/politica/saiba-quem-e-a-deputada-do-maranhao-que-sugeriu-sessao-do-dia-da/330291/ Acesso em 18 ABR 24

União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. https://bancodeleis.unale.org/ Acesso em 18 ABR 24

Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

https://sapl.al.ma.leg.br/  Acesso em 18 ABR 24

https://www.al.ma.leg.br/noticias/47563#:~:text=A%20deputada%20Mical%20Damasceno%20(PSD,urbanas%20e%20rurais%20no%20Maranh%C3%A3o. Acesso em 18 ABR 24

https://www.al.ma.leg.br/deputado/mical-damasceno Acesso em 18 ABR 24

YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=IbnobK9Y3Bc&t=749s Acesso em 18 ABR 24

***

Foto de capa: Youtube

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste