Publicado originalmente em Agência Lupa por Maiquel Rosauro. Para acessar, clique aqui.
Post que circula nas redes sociais traz um vídeo no qual um homem, em uma piscina, alega que é petista e está “desfrutando dos prazeres da corrupção”, ao mesmo tempo em que debocha de eleitores do PT. O texto que acompanha o vídeo diz que o homem é um dos “chefões que incentiva as invasões de terras improdutivas”. É falso.
Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
Esse cara é dos chefões que incentiva as invasões de terras produtivas, que ajuda a destruir o Brasil, isso é pra quem apóia esses vermes que acham que esse governo está fazendo o bem, agora toma aí na cara eles voltaram pra destruir, vcs que os apóiam, tem que engolir agora!”
– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo é uma sátira. A informação foi confirmada pelo próprio autor, Valdecir Hanauer, via WhatsApp, na tarde desta quarta-feira (20). Em entrevista à Lupa, ele afirmou que trabalha como vendedor, em Dourados-MS, e que costuma gravar vídeos satíricos sobre diferentes temas. Ou seja, trata-se de uma brincadeira.
“É apenas uma sátira.Tem outro vídeo que publiquei, tempos atrás, no qual me passo por um deputado ladrão e que ganhou milhões de visualizações. A repercussão foi tanta que até o Bolsonaro me ligou uma vez”, afirma Hanauer, em entrevista via telefone, referindo-se ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Hanauer relata que era petista quando criança, mas que trocou de lado com o tempo. Em 2022, concorreu a deputado federal pelo PRTB, no Mato Grosso do Sul. Na ocasião, registrou 1.639 votos e não se elegeu (página 73).
Atualmente, afirma estar filiado ao partido Democracia Cristã e que não almeja concorrer a nenhum cargo este ano. Ele também se considera bolsonarista.