Falsa inscrição para Concurso Nacional Unificado é golpe

Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.

Circulam na internet links de falsos portais de notícias sobre o Concurso Nacional Unificado, que ofertará mais de 6 mil vagas no serviço público federal em todo o país. As publicações ainda levam para uma suposta página de inscrição do concurso. É falso. 

Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:

“Concurso Unificado: governo federal vai abrir 6,6 mil vagas para nível fundamental, médio e superior

As inscrições estão abertas e vão até 1 de novembro de 2023, salários chegam até R$ 22.364,66”

– Texto em post que circula nas redes

Falso

Trata-se de um golpe. As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado ainda não começaram e o edital está previsto para ser divulgado somente no dia 20 de dezembro deste ano. Em nota publicada em 29 de setembro de 2023, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) alertou para a fraude. A pasta também orienta que todas as pessoas que receberem informações do gênero informem o ministério pelo e-mail concursonacional@gestao.gov.br

Vale citar que a notícia atribuída a BBC, que aparece nas publicações, também não foi localizada no site do veículo.

Concurso Nacional Unificado é uma iniciativa do MGI para centralizar os processos seletivos para recrutamento e seleção de servidores públicos federais. Segundo a pasta, o objetivo é agilizar a contratação de servidores e fortalecer a capacidade dos órgãos governamentais após a perda de 73 mil servidores nos últimos seis anos. Para mais informações, acesse a página no MGI.

Como o golpe funciona

Para dar mais credibilidade e facilitar a fraude, os posts usam layouts muito parecidos com os de portais de notícias reais — neste caso, o da BBC. Essa tática é semelhante a outros golpes já desmentidos pela Lupa. O primeiro indício do golpe está na própria “reportagem”. O domínio do falso site é “noticias-bbc.online”, enquanto o do portal da BBC no Brasil é “bbc.com/portuguese”

A falsa “notícia” também traz um link de “Inscrição” para o concurso. Após clicar, o usuário é levado a um falso canal de atendimento do Governo Federal, onde é orientado a passar dados como nome completo e CPF. Depois de fornecer as informações, a pessoa é encaminhada para uma página de pagamento, onde é cobrada a taxa de R$ 107,82 para finalizar a suposta “inscrição”.

A ferramenta Detector de Site Confiável do Reclame Aqui, que alerta para páginas possivelmente fraudulentas, detectou três sinais na página de pagamento que exigem atenção do consumidor: o site foi registrado há apenas 5 dias, nos Estados Unidos; a semelhança da logomarca com outras que são oficiais e que realmente existem — como a da BBC, por exemplo; e, por último, a reputação da empresa.

Não caia em golpes

Para se prevenir, o consumidor não deve clicar em links inseguros. Além disso, deve ficar atento aos certificados de segurança e só deve dar informações pessoais como endereço, CPF e dados de cartão de crédito quando tiver certeza que a empresa existe e que o site é confiável.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste