RNCD Brasil inicia ciclo de discussões no I Encontro de Pesquisas da Rede

Com o intuito de reunir os grupos, núcleos de pesquisas e pesquisadores da Rede Nacional de Combate à Desinformação, bem como apresentar e divulgar a produção científica de cada parceiro, a RNCD Brasil deu início, na quarta-feira (12/4), ao I Encontro de Pesquisas da Rede. O evento, composto por cinco momentos, ocorre também nos dias 25 de abril, 10, 17 e 30 do mês de maio.

Discussão com pesquisadores e momento de apresentação de pesquisas dos grupos durante I Encontro de Pesquisas da RNCD

Na ocasião do dia 12 de abril, a exposição de pesquisas ficou ao cargo dos seguintes pesquisadores e suas equipes: Marco Schneider (Perfil-I – IBICT), Arthur Bezerra (Escritos- IBICT), Adilson Cabral (Emerge- UFF) e Elaide Martins (InovaCOM-UFPA).

Segundo a integrante do Grupo de Pesquisa Inovação e Convergência na Comunicação – InovaCOM, professora Cris Guimarães Cirino, o encontro teve uma importância fundamental para fomentar o diálogo entre as pesquisas em desenvolvimento. “Para que a articulação do grupo seja otimizada, encontros como esse são indispensáveis para que cada um não trabalhe em ‘ilhas de produção’. O conhecimento deve ser compartilhado. Estão de parabéns os coordenadores e coordenadoras da RNCD”, destacou.

O Prof. Dr. Marco Schneider colaborou na oportunidade em apresentar o seu grupo, Perspectivas Filosóficas e Informação (Perfil-I-IBICT), ressaltando o conteúdo da produção de determinadas pesquisas, como a desinformação no espectro da extrema direita com ênfase no Brasil e percebendo seus nexos internacionais; a literacia midiática e informacional crítica, mas particularmente com a questão de políticas públicas; outro projeto mencionado pelo professor Schneider diz respeito à forma como as redes sociais estão pautando as notícias, sobretudo com o viés ultraconservador. “Acredito que o ciclo de discussões do Encontro de Pesquisas da RNCD vai gerar sinergias interessantes, uma vez que há a presença de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, como Pará e Rio de Janeiro. Então, é essencial para estreitar laços e estabelecer parcerias que vão render outras pesquisas, artigos e eventos”, enfatizou.

Para o próximo debate a ser realizado no dia 25 de abril, estará presente Mariana Guenther, professora da Universidade de Pernambuco e coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Educação Ambiental e Comunicação da Ciência (NUPEAC). Ela apresentará suas pesquisas e produções na área de Divulgação Científica. “A desinformação científica encontra espaço para se disseminar na ausência do conhecimento sobre como a ciência é produzida e validada, e também no negacionismo, que é um processo complexo e multifatorial, envolvendo não só o desconhecimento de fatos científicos, mas questões culturais e de crenças pessoais. Em minhas pesquisas, busco entender as raízes desse negacionismo, principalmente o que está relacionado a questões ambientais como a crise climática, e analisar os discursos negacionistas que promovem a desinformação, para combatê-la de forma mais eficiente através, sobretudo, da educação científica,” comentou a pesquisadora.

Confira a programação completa abaixo:

DIA 12 ABRIL 2023 (Quarta)  19h

Perfil-I – IBICT – Marco Schneider 

Escritos- IBICT- Arthur Bezerra

Emerge- UFF- Adilson Cabral 

InovaCOM- UFPA- Elaide Martins 

NUCOMP-Unifesspa- Janine Bargas

DIA 25 DE ABRIL 2023 (Terça)  18h30

DESINFORMAÇÃO CIENTÍFICA-UNB – Rafiza Varão 

UFPE- RPF- Yvana Fechine 

COMUNIDATA- PUC SP- Pollyana Ferrari 

OPAJE-INFO- Gilson Porto 

INFOCOM- UFRGS- Jussara Borges

NUPEAC – Núcleo de Pesquisas em Educação Ambiental e Comunicação da Ciência – Mariana Guenther

DIA 10 MAIO 2023 (Quarta) 18h30

Desinfomídia- UFSM– Luciana Carvalho 

LIC-UNISINOS – Ronaldo Hem

CHECAR- Metodista – Ivan Paganotti 

EMANCIPA.JOR- CASPER- Marli dos Santos 

TEMPOS-UFF – Rachel Bertol 

INCT.CPCT- Luísa Massarani 

17 DE MAIO –  2023 (Quarta) 19h 

UFC e DIRACOM- Helena Martins

University of Toronto- Rafael Grohmann

UNB-Lapcom – Marcos Urupá 

UNB—Lapcom e Oxford Internet Institute -Jonas Valente 

IESC-UFRJ  -Cláudia Galhardi 

DIA 30 MAIO 2023 (Terça) –  19h 

NUVEM-Unisinos – Taís Sebet

OBCOMP- NUCOP- UFRGS- Maria Helena Weber

OBJETHOS -UFSC – Rogério Christofoletti 

NUJOC-UFPI- Ana Regina Rêgo 

NPJOR-UESB- Carmem Carvalho

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste