Vídeo traz dicas infundadas sobre o uso de máscaras

Publicado originalmente em Nujoc Checagem por Márcio Granez. Para acessar, clique aqui.

Suposto médico, “doutor Leandro” afirma que usar máscara contra a Covid-19 em ambientes abertos é uma ideia absurda

Circula pelas mídias sociais um vídeo em que suposto médico formado pela USP faz afirmações sobre o uso de máscara contra o novo coronavírus. O homem afirma ter atendido uma mulher que praticava corrida usando máscara e que teria se ferido ao desmaiar, quebrado dois dentes e o nariz. O material chegou para verificação a partir de denúncia feita ao aplicativo Eu Fiscalizo, da Fundação Oswaldo Cruz – disponível para Android e iOS.

O vídeo não traz identificação do autor, a não ser o primeiro nome – “Leandro”. Também não indica o número de registro do suposto médico no conselho da categoria. Ele afirma apenas que se formou na Universidade de São Paulo há 18 anos. Não há como confirmar a veracidade da informação de que se trata de fato de um médico.

A mensagem na íntegra você pode acessar aqui.

Absurdo – Com base no suposto acidente relatado na abertura de sua fala, o suposto otorrino passa a dar conselhos sobre o uso de máscaras contra a Covid-19. Ele diz que é absurdo que as pessoas usem a máscara ao praticar esportes em ambientes abertos: “Para pessoas saudáveis usar máscaras em ambientes abertos é uma coisa tão absurda que eu não sei quem que teve esta ideia, de onde que isso continua circulando por aí”.

O uso da máscara, apesar das controvérsias iniciais, passou a ser recomendado pela Organização Mundial da Saúde como medida que auxilia no combate à transmissão do novo coronavírus. Diversos estudos comprovam a eficácia do uso da máscara para barrar a transmissão, como você pode conferir nesta análise que reuniu os resultados das pesquisas em 16 países ao redor do mundo, e que incluem situações de uso ao ar livre.

Usar a máscara durante a prática de exercícios físicos como corrida requer certos cuidados, sendo o uso recomendado para as atividades de intensidade moderada. Neste estudo aqui você confere uma síntese de várias pesquisas que investigaram a performance de praticantes de atividade física usando máscara.

O vídeo com o recado sobre máscaras: desinformação. Imagem: Reprodução

Leandro afirma também que há muitos problemas decorrentes do uso da máscara, como baixa oxigenação no sangue, refluxo e arritmias cardíacas e “um monte de pequenos problemas, e a taxa de sucesso na filtragem do vírus é irrisória”.

As afirmações não se sustentam nos fatos. Estudos recentes, como este aqui,  mostram que as vantagens do uso da máscara superam largamente eventuais desconfortos iniciais e que a transmissão do vírus efetivamente é barrada pelo uso contínuo, associado a outros cuidados, como o distanciamento e a higienização.

O suposto médico finaliza sua fala ponderando que dentro dos comércios é necessário usar máscara porque há decretos que estipulam o uso. Ele se refere a medidas tomadas em alguns estados e cidades que tornaram obrigatório o uso do equipamento de proteção individual. Mas, fora daí, ele recomenda: “Não façam isso”.

A recomendação das autoridades da área da saúde, como o Conselho Federal de Medicina e a OMS, vão no sentido contrário à orientação do suposto médico. Usar máscara, assim como lavar as mãos e evitar aglomerações, são as únicas formas comprovadamente eficazes de combater o novo coronavírus até este momento.

O NUJOC Checagem já fez várias outras verificações de mensagens sobre o uso de máscaras. Confira aquiaqui e aqui.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste