Sócia da ABPEducom retrata em e-book projeto educomunicativo pioneiro

Publicado originalmente em ABPEducom. Para acessar, clique aqui.

O e-book “Bem-te-vi, a criança e o audiovisual: metodologia educomunicativa, desenvolvido pela escritora, cineasta e associada da ABPEducom Ariane Porto, aborda um dos primeiros projetos em Educomunicação no país, baseado na produção infantojuvenil de vídeos de animação, ficção e documentário nos cinco continentes. A obra, publicada pela editora ADCiência, é resultado da pesquisa de pós-doutorado realizada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), sob supervisão do presidente da ABPEducom Ismar de Oliveira Soares.

Criado em 2006, o Projeto Bem-te-vi acompanhou e sistematizou oficinas de audiovisual realizadas com crianças e adolescentes de diferentes classes sociais e etnias, portadores ou não de necessidades especiais, com idades entre 6 e 17 anos. Durante a iniciativa, foram produzidos mais de 140 vídeos com base em metodologias educomunicativas. Entre os participantes, estão mais de 1.000 crianças provenientes de países como Brasil, Espanha, Inglaterra, Bulgária, Angola, Gana, Japão, Nepal e França.

A autora explica que o Bem-te-vi cumpriu com sua promessa de dar a volta ao mundo e propiciar experiências criativas para a transformação da humanidade. Ela reforça que crianças de diferentes culturas se encontraram, pensaram, falaram e desenharam o mundo ideal, a partir de seus mundos reais.

O Bem-te-vi como política pública de Educomunicação no Brasil

Segundo o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP), o Bem-te-vi é uma das atividades pioneiras de aplicação da Educomunicação às políticas públicas no Brasil durante a década de 2000, tendo contado com apoio do Ministério da Cultura em ações nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia e Pará. 

No prefácio ao livro de Porto, Soares declara que “o NCE/USP conviveu de perto com a iniciativa, acompanhando a seleção dos monitores/oficineiros, contribuindo para com a formação educomunicativa de todos eles, e garantindo a qualidade do planejamento colaborativo ao final do trabalho”, se referindo ao período entre 2008 e 2011, em que a autora desempenhou seu projeto de pós-doutorado sob a assistência do Núcleo.

Soares declara ainda que o Bem-te-vi se destacou por sua singularidade ao trabalhar simultaneamente diferentes práticas da Educomunicação:

Reunia num só escopo, e de forma exponencial, cinco metas da educomunicação em relação às crianças, aos adolescentes e aos jovens: (1) a educação midiática (saber como relacionar-se com a mídia); (2) a produção midiática colaborativa (saber como produzir a partir de autoria coletiva); (3) o protagonismo infanto-juvenil (assumir o lugar que compete a cada um, no espaço da fala); (4) o impulso disseminador de políticas públicas (garantir que o benefício do acesso à fala vá a todo o espaço onde haja crianças, adolescentes e jovens) e (5) a imediata replicabilidade do modelo (criar mecanismos de trabalho que sejam adaptáveis a variadas circunstâncias e contextos).

O e-book pode ser adquirido por meio do site da Amazon.

Serviço

Livro “Bem-te-vi, a criança e o audiovisual: metodologia educomunicativa

Autora: Ariane Porto

Publicado por: Editora ADCiência

Onde comprar: site da Amazon

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste