Newsletter do objETHOS chega ao número 100

Publicado originalmente em ObjETHOS. Para acessar, clique aqui.

Data: 21/04/2021Autor: claris.pe0 Comentários

Criada em outubro de 2016, a newsletter do objETHOS alcança hoje, 21, a marca de 100 edições. No início, a newsletter era uma forma de relembrar os leitores sobre os conteúdos publicados no site do Observatório nos últimos quinze dias. Na edição 51, de 6 de março de 2019, ela foi ampliada, absorvendo a coluna Radar, estreando novas seções fixas e adotando uma linguagem mais informal e bem humorada. “A newsletter é um meio que serve a jornalistas e a estudantes, pois pretendemos oferecer uma síntese das principais notícias e debates sobre ética jornalística”, explica Dairan Paul, pesquisador do objETHOS e um dos curadores.

A newsletter discute casos jornalísticos recentes, indica leituras, traz links para eventos e chamadas de textos. “Felizmente, o cenário brasileiro conta hoje com ótimas newsletters voltadas ao jornalismo. Muitas nos inspiram, e a do objETHOS tem como foco a ética e a prática jornalística”, completa o professor Rogério Christofoletti, que também responde pela publicação.

Distribuída de graça a mais de 1,3 mil assinantes, a newsletter tem periodicidade quinzenal e já passou por diversas mudanças visuais e de plataforma de publicação. Neste mês, a equipe voltou a ouvir os assinantes numa pesquisa online. Periodicidade, linguagem e quantidade de links embutidos foram largamente aprovadas pelo público.

A extensão é considerada excessiva por quase um terço dos assinantes consultados, e atualidade e consistência na curadoria são dois fatores positivos ressaltados pela audiência. “Temos consciência de que, às vezes, exageramos e a newsletter fica mesmo muito recheada. Até tentamos cortar para oferecer uma edição mais enxuta, mas ética jornalística é um tema que não empolga só a gente”, finaliza Christofoletti.

Edições anteriores podem ser consultadas neste arquivo e assinaturas gratuitas podem ser feitas aqui.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste