É FALSO que a motociata de 15 de abril foi a maior do planeta.

Publicado originalmente em instagram de PUC Check. Para acessar, clique aqui.

VERIFICAÇÃO: Primeiramente, foi constatado por meio do GUINNESS WORLD RECORDS que a motociata não foi incluída no registro de recordes. Entre os eventos colocados no Guinness, existem apenas passeatas de motocicletas em nichos específicos, como motociata de motocicletas militares, já que a publicação não faz registros com motivação política. Para comprovar a quantidade de motos participantes da motociata de 2022, recorremos aos números divulgados pelos pedágios da Rodovia dos Bandeirantes que mostraram que, inclusive, o evento foi menor do que a motociata promovida em junho de 2021.
Para a PUC CHECK, FALSA é toda notícia, pronunciamento ou declaração que não têm substância factual, caracterizando-se como boato, conteúdo fabricado para parecer informação. É desinformação.

COMO VERIFICAMOS: Utilizamos dados fornecidos pela SLT (Secretaria de Logística e Transportes de São Paulo) e pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) da Rodovia dos Bandeirantes e cruzamos as informações com eventos semelhantes que antecederam a motociata de abril de 2022. Além disso, verificamos o Guiness World Records para averiguar se existia algum recorde ligado a eventos de motos, constatando que eventos de cunho político não podem adicionar ao seu acervo.

Esta verificação foi feita por estudantes de Jornalismo que participam da agência experimental de checagens PUC Check.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste