47% dos brasileiros preferem esperar para tomar vacina contra a Covid-19

Publicado originalmente em Nujoc Checagem por Márcio Granez. Para acessar, clique aqui.

Postagem de 28 de outubro no Instagram do deputado federal Guiga Peixoto, PSL-SP, afirma textualmente: “47% dos brasileiros não pretendem tomar vacina contra a Covid de imediato, diz pesquisa”. A postagem foi enviada à nossa equipe para checagem pelo aplicativo Eu Fiscalizo, da Fundação Oswaldo Cruz (disponível para Android e iOS).

A postagem na rede do deputado também informa que a pesquisa entrevistou presencialmente 2.002 pessoas em 137 municípios de 25 estados da federação, de 21 a 24 de outubro deste ano, com margem de erro de 2,2% para mais ou para menos. A informação sobre a pesquisa e a metodologia são verdadeiras.

A pesquisa foi divulgada em 26 de outubro no site da Confederação Nacional do Transporte, que realizou o estudo em parceria com o Instituto MDA. No levantamento, foram feitas perguntas sobre aprovação do governo Bolsonaro e também sobre o novo coronavírus. Além da informação destacada na rede social do deputado Guiga, a pesquisa também apurou que 40,8% tomariam a vacina logo que esteja disponível e 11,7% não pretendem tomar o imunizante, entre outros dados. Uma síntese dos resultados da pesquisa você pode acessar aqui. O estudo completo você encontra neste link.

A postagem no Instagram: resultado de pesquisa da CNT/MDA. Imagem: Reprodução

Pelo menos três sites de grande acesso deram a notícia sobre a pesquisa da CNT/MDA: o UOL Notícias e o portal Metrópoles, em 26 de outubro, e a CNN Brasil, no dia 27 do mês passado.

Nos últimos meses a vacina contra a Covid-19 tem sido tema de disputas políticas e de muita desinformação. O presidente Jair Bolsonaro defende que a vacinação não seja compulsória, o que tem gerado movimento de judicialização e pronunciamentos do Supremo Tribunal Federal em defesa da imunização obrigatória. A equipe do NUJOC já fez diversas checagens sobre o assunto, como você pode conferir nestas matérias.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Language »
Fonte
Contraste