Publicado originalmente em Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Para acessar, clique aqui.
O XX Colóquio Habermas e o XI Colóquio de Filosofia da Informação acontecem de 24 a 26 de setembro de 2024.
OXX Colóquio Habermas e o XI Colóquio de Filosofia da Informação acontecem de 24 a 26 de setembro de 2024. O tema é a “Democracia e tecnologia: regulação da Internet e inteligência artificial na esfera pública”.
O Colóquio Habermas é um espaço de discussão do pensamento de Jürgen Habermas e acontece desde 2008. O evento deste ano será transmitido pelo YouTube, através do endereço: www.youtube.com/c/ColoquioHabermas.
A proposta do evento é revisitar os desafios normativos da Inteligência Artificial e das novas tecnologias para a consolidação de uma esfera pública democrática cada vez mais dominada por plataformas digitais, mídias sociais e o uso desenfreado de algoritmos para a formação da opinião, com o risco de disseminar a desinformação, as fake news e a manipulação de grupos sociais que se comportam como rebanhos humanos.
Segundo Nythamar Fernandes de Oliveira, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e coordenador da área de Filosofia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o primeiro livro de Habermas, “A transformação estrutural da esfera pública”, de 1962, traçou o surgimento da esfera pública no século XVIII.
“Esse era um espaço social funcionalmente distinto, localizado entre a privacidade da sociedade civil e os gabinetes formais do Estado moderno, onde os cidadãos podiam participar em processos de deliberação democrática. Habermas chamou a atenção para uma série de fenômenos contemporâneos, incluindo a organização da opinião pelos partidos políticos e o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa financiados pela publicidade, que perturbaram a possibilidade de um debate político generalizado e bem informado”, ressaltou Nythamar Fernandes de Oliveira.
“Assim, fica posta a tarefa inacabada de levar a cabo uma teoria crítica decolonial da IA e das novas tecnologias, que hoje parecem aumentar o abismo geopolítico que separa as nações do Hemisfério Norte do Sul Global”, acrescentou Nythamar Fernandes de Oliveira.
O início do período para o envio dos resumos é 01 de junho de 2024 e o término para a entrega dos resumos é 19 de agosto de 2024.
Mais informações sobre a submissão para o evento estão disponíveis em: https://coloquiohabermas.wordpress.com/inscricoes/submissao/