William Bonner anuncia Bolsonaro na frente de Lula com 46% no Jornal Nacional?

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Por Marta Alencar

Etiqueta: SE FAZ (mentira)

No Nordeste, um vídeo viral nas redes sociais exibe imagens dos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos apresentando o resultado da pesquisa Ipec, que mostram o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), divulgada em 12 de setembro de 2022 sobre a eleição presidencial. O vídeo é manipulado e apresenta cortes sutis onde altera as falas dos apresentadores para favorecer o candidato Bolsonaro. A COAR explica o porquê.

No início do vídeo manipulado, o apresentador William Bonner com áudio adulterado diz: “O Ipec divulgou uma nova pesquisa contratada pela TV Globo sobre a intenção de voto para as eleições presidenciais. A disputa segue estável. Jair Bolsonaro tem 46%, e Lula tem 31% das intenções de voto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos”.

O primeiro ponto que a COAR esclarece é que é perceptível uma alteração no áudio e na imagem do apresentador do Jornal Nacional entre 12 a 14 segundos iniciais do vídeo. O segundo ponto é que o gráfico exibido da pesquisa Ipec é alterado. A COAR mostra que o gráfico verdadeiro aponta Lula com 46% e Bolsonaro com 31% das intenções de votos conforme apresentado no Jornal Nacional do dia 12 de setembro. Veja a reportagem.

Pesquisa Ipec (2022)

No segundo trecho do vídeo falso, a apresentadora Renata Vasconcelos mostra a simulação do segundo turno da pesquisa para presidente, que diz: “O Ipec perguntou em quem os eleitores votariam no segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Na primeira pesquisa, 51% disseram que no segundo turno votariam em Bolsonaro. Depois, 50. 52. Agora, 53. Com a margem de erro, de 51 a 55. 35% declararam que votariam em Lula. Depois, 37. 36. Agora, novamente, 36. Com a margem, de 34 a 38”.

No vídeo original exibido no Jornal Nacional, a simulação de 2º turno da pesquisa Ipec aponta que o ex-presidente Lula (PT) tem 53% de intenção de votos em um eventual segundo turno, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 36%. Brancos e nulos são 8% e os 3% restantes não sabem ou não responderam

Pesquisa Ipec (2022)

O vídeo falso ainda apresenta a avaliação da administração de Jair Bolsonaro pelos eleitores consultados. A COAR ressalta que os dados verdadeiros da pesquisa apontam que 59% desaprovam a forma de Bolsonaro governar.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsApp, Telegram ou pelo nosso e-mail coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Referências da COAR

Pesquisa Ipec

Jornal Nacional

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste