Publicado originalmente em Escritos – IBICT. Para acessar, clique aqui.

A edição 48 da Revista Galáxia da PUC-SP (Qualis A3) traz o resultado de um estudo realizado pelos pesquisadores Juliano Borges, integrante do Escritos, e Ivi Vasconcelos Elias. Trata-se do artigo “Vizinhas do Instagram: produção de sentidos sobre trabalho doméstico na comunidade online de donas de casa”.

A pesquisa usa metodologia netnográfica para entender os sistemas de valores de uma comunidade de mulheres que tem o Instagram como plataforma de compartilhamento de saberes da casa como forma de conferir visibilidade ao trabalho doméstico. A análise considera, no entanto, como os estímulos da programação algorítmica e o marketing nas plataformas digitais influem nessa dinâmica e seus resultados.

Afirmam autor e autora no texto:

“Pode-se perceber que a dinâmica da comunidade ilustra os deslocamentos entre os tipos de trabalho, gerando valor de troca, notadamente por meio do marketing das redes. Em geral, a manutenção dos perfis aumenta o trabalho gratuito da dona de casa e o consumo de seu tempo. Para aquelas que trabalham fora, nota-se que a dupla jornada continua integrando a rotina dessas mulheres, que não encontram em seus maridos companheiros com o mesmo protagonismo no âmbito doméstico. O marketing das redes é a esfera articuladora do conjunto de práticas mercadológicas com as vivências e os processos de visibilidade que expressam a moralidade e os valores do novo conservadorismo conciliados com a subjetividade neoliberal”.

Confira o artigo na íntegra no link

https://www.scielo.br/j/gal/a/mskNtYbHDyJ4r86vh7MmR8t/?lang=pt

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste