Violência e Abusos de poder nunca mais! A resistência religiosa nos 60 anos do golpe militar no Brasil

Publicado originalmente em Coletivo Memória e Utopia. Para acessar, clique aqui.

O golpe que implementou a ditadura militar em 1964 completa 60 anos em 1º de Abril de 2024! Precisamos manter viva esta memória!

O Brasil viveu 21 anos sob Estado de exceção a partir de 1964: autoritarismo, abuso de poder, violência contra críticos e opositores — prisões arbitrárias, sequestro, tortura, desaparecimentos, execuções, censura, entre outras violações. Uma memória que não pode ser apagada para que não se esqueça, para que não mais aconteça!

Afinal, a ditadura acabou mas, no processo de reconstrução da democracia, o país ainda enfrenta entulhos não removidos daqueles anos de chumbo. Eles estão presentes nos ataques frequentes à democracia, aos direitos fundamentais, nas práticas de intolerância, na violência comumente imposta por agentes do Estado, em especial nas periferias do país.

Tanto no passado como no presente, é preciso ressaltar o lugar das religiões e das pessoas de fé na resistência à violência e aos abusos de poder. Precisamos lembrar daqueles e daquelas que, em nome de sua fé, deram suas vidas contra a ditadura militar e inspiram quem, hoje, segue firme na defesa da democracia nos espaços religiosos e na sociedade.

Somos onze organizações na promoção destas ações de memória da resistência religiosa. Queremos lembrar o passado, inspirar o presente e projetar um futuro democrático transformado, com paz e justiça, reafirmando sempre: violência e abusos do poder, nunca mais!

Reserve desde já as datas e junte-se a nós:

Ato Público

  • 5 de abril, sexta-feira, no Centro do Rio de Janeiro
  • 17h30 – Concentração e ato simbólico nas escadarias da Câmara de Vereadores (Cinelândia)
  • 19h – Ato Público – Sala de Sessões do Centro Cultural da Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – Centro – em frente ao Metrô Cinelândia)

 Mostra de cinema: 21 a 27 de março

  • Todas os dias, horário a confirmar — debates: horário a confirmar
  • Local: Cine Estação Botafogo – Rio (Rua Voluntários da Pátria, – Botafogo, bem próximo ao Metrô Botafogo)

 Veja aqui a publicação no site da revista CartaCapital sobre o Ato de 5 de Abril.

 Clique aqui para ler e assinar em apoio a Carta-Manifesto das organizações que promovem o Ato junto com igrejas e outros coletivos.

 Saiba mais sobre ações do Coletivo Memória & Utopia sobre igrejas e ditadura militar.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste