Publicado originalmente em Agência Lupa por Maiquel Rosauro. Para acessar, clique aqui.
Vídeo que viralizou nas redes sociais mostra cenas de uma blitz de carros realizada por pessoas com fuzis e roupas civis. O texto que acompanha a publicação diz que a fiscalização que aparece nas imagens foi feita por uma facção criminosa. É falso.
As imagens mostram a gravação de uma websérie no Rio de Janeiro. Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
Blitz realizada por facção…..
Cadê Xandão e Dino?
Essa eu nunca tinha visto..
– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
As imagens que circulam são, na verdade, trecho do terceiro episódio da websérie Favela RJ, publicado no YouTube em julho do ano passado. O áudio que aparece de fundo é um trecho de uma reportagem do programa Primeiro Impacto, do SBT, de 31 de dezembro de 2021, sobre uma blitz promovida por traficantes no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Conteúdo semelhante também viralizou na semana passada. Um vídeo mostrava diversas pessoas armadas, ao ar livre, empunhando supostos fuzis. A legenda que acompanhava o registro afirmou que eram criminosos à solta na Favela da Maré, no Rio de Janeiro. Verificação da Lupa constatou que a postagem era falsa e se tratava de uma gravação da série Arcanjo Renegado, da Globoplay.
Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.