Vídeo não mostra apoio do Comando Vermelho a Eduardo Paes

Publicado originalmente em Agência Lupa por Carol Macário. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais que a organização criminosa Comando Vermelho e o PT estariam “apoiando abertamente” a reeleição de Eduardo Paes (PSD) à prefeitura do Rio de Janeiro. A informação é compartilhada com um vídeo que mostra uma passeata de pessoas em apoio ao PT e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. O vídeo é antigo e a legenda é enganosa.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:

“Comando Vermelho e PT apoiando abertamente o Eduardo Paes a reeleição de Prefeito do Rio de Janeiro… Momento de saída para a convenção bandeira do PT e CV se misturam”

– Conteúdo que circula no WhatsApp

Falso

O vídeo que mostra uma passeata de pessoas com camisetas vermelhas, as cores do PT, é antigo e não tem qualquer relação com convenções recentes do partido ou de apoio à reeleição de Eduardo Paes. Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha, de fato, declarado apoio a Paes, isso não significa que o petista tenha qualquer relação com o Comando Vermelho. Não há qualquer registro público que indique que essa organização criminosa apoie Lula ou a reeleição de Eduardo Paes

Uma busca reversa de imagens do vídeo viral com legenda enganosa mostra que a primeira vez que essa gravação começou a circular nas redes sociais foi em 2022, durante a campanha eleitoral para presidente da República.

A própria narradora faz alusão ao contexto da época ao afirmar, aos 0:34 segundos do vídeo, por exemplo, que “se Bolsonaro não entrar, acabou [para] os homens de bem, acabou a família, acabou tudo” — em alusão à disputa entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo Planalto em 2022. Ou seja, a própria gravação apresenta indícios de que é antiga e não foi gravada em 2024.

Existem outras evidências na gravação que indicam se tratar de um registro feito em 2022. Aos 0:53 segundos, um segundo narrador afirma que teria sido “obrigado” (o homem que narra não diz por quem) a ir à Portela, em referência à quadra da escola de samba carioca, para assistir a um comício de Lula. De fato, em 25 de setembro de 2022, o então candidato Lula realizou um comício na Portela, na zona norte da cidade do Rio. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou do evento

Durante a campanha presidencial, o petista participou de mais de uma agenda na capital fluminense. Além do evento na Portela, em 11 de outubro de 2022 Lula fez comício em Belford Roxo, na Baixada Fluminense; e em 12 de outubro de 2022 fez uma caminhada pelo Complexo do Alemão

Em todas as ocasiões, os atos tiveram passeatas de apoiadores do petista vestindo as cores do PT (vermelho) e portando bandeiras. O fato de os manifestantes pró-Lula vestirem camisetas vermelhas ou morarem em favelas não significa que sejam pessoas ligadas a qualquer organização criminosa, como o Comando Vermelho, ou ao tráfico. 

Vale pontuar que o presidente Lula e o PT já declararam publicamente apoio à reeleição de Eduardo Paes para a prefeitura da cidade do Rio.

Esse conteúdo também foi verificado pelo Boatos.org.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste