Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um cenário de tensão e violência em uma cidade. Tiros são disparados por homens não identificados, carros são queimados e um banco é supostamente roubado. Nas imagens, diversas pessoas aparecem filmando as supostas ações criminosas. A legenda diz que o caso ocorreu no município de Brumado, na Bahia, e que seria resultado do “desgoverno de Gerônimo” e da “quadrilha do PT”, fazendo referência ao governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT). É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Triste Bahia do Desgoverno de Gerônimo. Triste Brasil…Continua votando na quadrilha do PT [Vídeo de assalto a banco] Em Brumado – Ba
– Legenda de vídeo circula pelas redes sociais
Falso
As imagens mostram uma simulação conduzida por policiais, não uma ocorrência real. Em nota enviada à Lupa, a Coordenação de Imprensa da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) esclareceu que se trata de um exercício simulado de resposta inicial a crimes contra instituições financeiras. Segundo a instituição, essa iniciativa faz parte do plano de ação do Comando-Geral da PM-BA, sob a supervisão do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM).
Na última sexta-feira (8), a Polícia Militar realizou o treinamento intensivo simulando um assalto a banco no centro de Brumado (BA). A ação recriou um cenário de ação criminosa, com carros queimados, bloqueio de vias, tiros e explosões, desafiando os policiais em um ambiente de alto risco. A simulação contou com a colaboração de várias unidades de segurança, como o Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO) e o Grupamento de Bombeiros.
O exercício também atraiu muitos moradores que acompanharam a ação na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, que foi isolada para garantir a segurança da população. A ação buscou o aprimoramento técnico e o treinamento preventivo das equipes que operam na região.