Vídeo exibe igreja anglicana que virou centro com bares e restaurantes em Londres, não no Chile

Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma igreja que foi transformada em um centro gastronômico, com restaurantes e bares. A legenda diz que a igreja está localizada no Chile e que todos os templos religiosos do país foram transformados em empreendimentos comerciais. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Todas as igrejas no Chile foram transformadas em bares e restaurantes. O Brasil tbm está indo pra esse caminho, se nada for feito

– Legenda de vídeo que circula pelo WhatsApp

Falso

O vídeo mostra o Mercato Mayfair, um centro cultural e mercado comunitário que ocupa as instalações de uma antiga igreja anglicana em Londres — e não de uma igreja católica no Chile, como dizem alguns posts. Por meio de uma busca reversa das imagens da gravação, foi possível chegar a sites que anunciam o empreendimento. Além disso, não há informações de que alguma igreja católica foi transformada em ponto comercial no Chile.

O centro cultural funciona na igreja anglicana Saint Mark, que foi desconsagrada em 1974, segundo explica o site do estabelecimento. O Mercato Mayfair diz que oferece “dois andares de cozinha mundial, um terraço na cobertura, adega e espaço comunitário”. 

De acordo com O Globo, a Saint Mark Church foi inaugurada em 1828 e ficou fechada por quase duas décadas depois do encerramento das atividades religiosas da igreja anglicana no local. Em 2015, foi reaberta por outra denominação protestante, mas por um curto período. Já o centro gastronômico foi aberto na capital britânica em outubro de 2019. 

Esse conteúdo também foi checado por AFP ChecamosBoatos.org e UOL Confere.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste