Vídeo engana ao afirmar que obra da ponte de Xambioá (TO) está parada há dois anos

Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais um vídeo no qual um homem afirma que a obra da ponte Xambioá (TO), contrução sobre o Rio Araguaia que vai ligar o Tocantins ao Pará, está com a construção paralisada há pelo menos dois anos, durante o governo atual do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, também é insinuado que a obra seria uma realização exclusiva do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). É falso. 

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

2025 e essa obra que tá parada já faz quase dois anos

– Trecho de vídeo que circula pelas redes sociais

Falso

A construção da ponte de Xambioá (TO), que conectará o Tocantins ao Pará, continua em andamento. Em nota enviada à Lupa nesta sexta-feira (7), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) esclareceu que as obras das estradas de acesso possuem um contrato separado da construção da ponte de Xambioá. O órgão informou ainda que os projetos hidrológico e geoecológico estão em fase de aprovação. Segundo o Dnit, 95% da estrutura da ponte já foi concluída. A previsão de entrega dos acessos é o segundo semestre de 2025.

Portal da Transparência revela que estão sendo feitos pagamentos e empenhos relacionados à “construção de ponte sobre o Rio Araguaia, no município Xambioá”. Até a data desta publicação, o pagamento mais recente, registrado em 23 de janeiro de 2025, foi de R$ 2.604,46 para a empresa Maia Melo, que presta serviços de engenharia e arquitetura.

Ainda em julho de 2024, um comunicado da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), indicou que a obra estava em fase final. No YouTube, é possível encontrar registros recentes publicados por moradores da região que mostram o avanço das obras. O vídeo mais recente encontrado foi postado hoje (7). Também há registros de outubro de 2024 que documentam a preparação do terreno para a construção da estrada de acesso.

Vale mencionar que a construção da ponte sobre o Rio Araguaia na BR-153, em Xambioá (TO), está inserida na lista de empreendimentos em continuidade divulgada pelo governo no Mapa de Obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Captura de tela do Mapa de Obras do novo PAC, no site da Casa Civil.

Durante a gravação, sugere-se que a obra foi idealizada exclusivamente pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, a ordem de serviço para o projeto da ponte em Xambioá foi assinada em 2017 pelo então presidente Michel Temer (MDB). Já a autorização para o início das obras só ocorreu em abril de 2020, durante o mandato de Bolsonaro, com previsão de conclusão para setembro de 2022 – um prazo que não foi cumprido.

A ponte Xambioá integrará o trecho da BR-153 que liga Tocantins e Pará e deve facilitar o tráfego na região que, atualmente, acontece via balsa. A ligação contará com 1.727 metros de extensão e será a maior ponte do Tocantins.

Não é a primeira vez que circulam conteúdos enganosos sobre esta obra nas redes sociais. Em junho de 2023, a Lupa desmentiu que a construção da ponte teria sido embargada pelo presidente Lula.

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »