Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais um vídeo em que Donald Trump diz que Jair Bolsonaro é um “homem muito popular”. Segundo a legenda, a filmagem teria sido feita recentemente, no dia 6 de novembro deste ano. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

E o meu presidente sendo aclamado quando Trump disse seu nome 06/11/2024
– Legenda do vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo que circula nas redes sociais não foi gravado na data mencionada na legenda. A Lupa verificou que portais publicaram notícias sobre Donald Trump ter dito que Bolsonaro era um “homem muito popular” em março de 2023. O elogio foi feito durante um discurso que Trump fez na Conferência Anual de Ação Política Conservadora (CPAC, na sigla em inglês) em Washington D.C., nos Estados Unidos.
Além de referenciar Jair Bolsonaro, Trump também saudou o filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). “E o filho dele [Jair Bolsonaro] é um amigo meu, da Câmara dos Deputados do Brasil, Eduardo Bolsonaro. Oi, Eduardo. Você está fazendo um trabalho incrível. Acabou de ser reeleito”, disse.
O post desinformativo passou a circular nas redes sociais com a vitória de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos. Recentemente, a Lupa monitorou diversas publicações com narrativas falsas que abordam o presidente estadunidense e as relações com o Brasil. As histórias inverídicas incluem, por exemplo, um vídeo falso em que Trump teria dito que Lula seria o maior presidente do mundo, além de outra postagem que alega que o G1 teria publicado que, após a vitória, Trump disse que não negociaria com Lula, o que também era falso.