Publicado originalmente em Agência Lupa por Ítalo Rômany. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem aparece ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressando sua gratidão pelo petista. No registro, ele declara que um dos momentos de maior orgulho para ele foi o dia em que Lula foi preso. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:

É que já tive com ele [Lula] quatro vezes e as quatro vezes foi de muito orgulho pra mim, mas presidente, o maior orgulho que eu tive de você foi o dia em que você foi preso.
– Trecho de vídeo que circula no WhatsApp
Falso
O vídeo que circula nas redes foi editado. Na gravação original, que ocorreu no último dia 7 de março, durante ato de repasse de posses de terra em Campo do Meio (MG), Lourival Silva, um dos beneficiários do decreto, agradeceu Lula pelo gesto. Em sua fala, o assentado afirmou que tinha “muito orgulho do presidente” e que, no momento em que foi preso durante a Lava Jato, o petista enfrentou a situação de “cabeça levantada”.
O trecho completo é o seguinte: “E as quatro vezes [que vi você, Lula] foi de muito orgulho para mim. Mas presidente, o maior orgulho que eu tive de você foi o dia em que você foi preso, com a cabeça levantada, como quem não devia nada a ninguém. E não devia mesmo”.
Vídeos editados como esse têm sido disseminados com frequência nas últimas semanas. Em fevereiro deste ano, circulou nas redes uma gravação em que uma mulher xingava o presidente Lula. No registro, ela afirmava que a gasolina estava cara e em seguida dirigia palavras obscenas contra o petista. Era falso. No vídeo original ela falava de sua felicidade em estar naquele evento e descrevia como era sua vida antes e depois do governo Lula.