Publicado originalmente em Agência Lupa por Ítalo Rômany. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais um vídeo de um trecho de uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que ele diz estar “orgulhoso” pelo tratamento que recebeu no Sistema Único de Saúde (SUS). Legendas que compartilham as imagens afirmam que o discurso do petista é “mentiroso”, pois, na verdade, ele é atendido sempre no Hospital Sírio-Libanês, da rede privada. O vídeo foi editado e tirado de seu contexto original.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:
Vai ser cara de pau assim lá longe. Não sabia que no Sírio Libanês atendia pelo SUS
– Legenda que acompanha vídeo compartilhado no WhatsApp
Falso
Na fala, o presidente estava se referindo a um amigo que elogiou o tratamento que recebeu no SUS. Em discurso durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em 5 de julho deste ano, o petista mencionou que Roberto Baggio, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Paraná (MST), ligou para ele para elogiar o tratamento que recebeu no SUS. Lula, portanto, não estava falando dele próprio.
A fala completa do presidente é a seguinte (a partir do minuto 24): “Eu fiquei sabendo que um grande companheiro nosso esteve com problema de saúde. É um companheiro dos mais extraordinários que conheço na luta. É o companheiro Baggio, da direção dos Sem Terra do Paraná. Eu liguei para saber como ele estava e ele falou: ‘Presidente Lula, diga para a ministra Nísia que eu tava com problema de saúde, mas eu fui no médico, eu fui no hospital e eu fui tratado pelo SUS. E estou orgulhoso pelo tratamento dignificante que eu recebi do nosso SUS”.
Em seu discurso, Lula enfatizou a importância do SUS, principalmente depois da pandemia da Covid-19. Ele disse ainda que continuará investindo na melhoria da saúde no país. “Vocês, melhor do que eu, sabem o significado do SUS. Quantas vezes o SUS aparecia nos meios de comunicação como se fosse uma coisa inútil, que não valesse nada porque só tinha fila, porque não atendia bem. As pessoas nunca levaram em conta as quantidades de pessoas que eram atendidas”, destacou.
Em março deste ano, o presidente Lula foi atendido pelo Hospital Sírio-Libanês depois de ter sido diagnosticado com pneumonia leve após viagem ao Nordeste e ao Rio de Janeiro. Um mês antes, o petista fez exames de ressonância na bacia, coluna e lombar no Sírio-Libanês e no Centro Médico Vitrium.
Contrato do TSE com Unimed
No post que está sendo compartilhado nas redes sociais, ao final da fala do presidente Lula, aparece uma informação de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou contrato em 4 de julho deste ano com a Unimed por R$ 76 milhões. Apesar de ser verdadeira, não há nenhuma relação com o presidente Lula, como sugere a postagem.
O contrato visa a assistência à saúde para ministros, juízes auxiliares, servidores, seus dependentes e pensionistas civis do TSE até 2026.
Checagem similar foi produzida por Estadão Verifica e Reuters.