Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais um vídeo em que Donald Trump afirma que a Venezuela é uma “bagunça perigosa” e que, dentre as ações que os Estados Unidos poderiam tomar, o país consideraria “opções militares”. Falta contexto. O vídeo é antigo.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

E agora Maduro? Trump fala em operação militar na Venezuela: ‘A Venezuela está uma bagunça’
– Legenda do vídeo que circula nas redes sociais
Falta contexto
O vídeo está sendo compartilhado recentemente nas redes sociais fora de contexto, pois trata-se de um conteúdo antigo. Trump considerou ações militares ao dizer que a Venezuela era uma “bagunça” em uma gravação feita em agosto de 2017. A declaração não tem relação com a vitória do político estadunidense nas eleições presidenciais deste ano.
No dia 11 de agosto de 2017, Donald Trump deu uma entrevista a jornalistas no seu campo de golfe no município de Bedminster, no estado de Nova Jersey, e alegou que a Venezuela seria uma “bagunça perigosa”. Quando perguntado sobre quais opções o então presidente (2017-2021) poderia tomar, ele afirmou: “temos muitas opções a respeito da Venezuela, incluindo uma possível opção militar, se for necessário”, disse.
Naquele mês, diversos veículos repercutiram a declaração de Donald Trump, como o G1, Agência Brasil, UOL, BBC e DW. A fala se deu no contexto da crise vivenciada na Venezuela naquela época. Em 2017, o país fechou o ano com uma inflação de mais de 2.000%.
A AFP, o UOL, o Estadão e o Aos Fatos também verificaram este conteúdo.
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.