Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um tornado. Segundo a legenda do post, a filmagem foi feita na Flórida e, nesse sentido, mostraria as consequências do Furacão Milton. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
Flórida. Deus cuide de cada um de vcs
– Legenda do vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo não foi gravado recentemente na Flórida e em nada tem relação com o Furacão Milton, que atingiu a costa do estado na última quarta-feira (09/10). A Lupa encontrou a mesma gravação em uma publicação feita no Instagram e no Facebook em agosto deste ano. A filmagem foi feita na vila de Shelton, no estado do Nebraska, também nos Estados Unidos.
No vídeo, é possível verificar um edifício com a placa “Lincoln Highway – Visitors Centers”, com a letra “L” em destaque. A Lupa procurou por mais informações sobre o local e identificou imagens e o endereço em que foi feita a gravação. Lincoln Highway é o nome da estrada transcontinental que aparece na filmagem. O prédio de tijolos é o Centro Histórico de Shelton e Lincoln Highway.
Captura extraída do Google Maps mostra os mesmos elementos que são exibidos no vídeo que circula nas redes: é possível conferir o prédio de tijolos, a placa com a letra “L” em destaque e, mais à frente, um imóvel branco
À esq., captura do vídeo desinformativo; à dir., imagem extraída do Google Maps sobre o Centro Histórico de Shelton e Lincoln Highway
A Lupa identificou que o mesmo vídeo foi publicado no dia 6 de agosto por uma conta no Instagram e no Facebook. Na legenda, o usuário afirma: “Tempestade com alerta de tornado horrível perto de Shelton, Nebraska”.
Nebraska fica distante da Flórida, atingida pelo furacão Milton. Enquanto o primeiro Estado fica praticamente no centro dos Estados Unidos, o segundo está localizado na costa. Cerca de dois mil quilômetros separam os dois estados.
De carro, o tempo percorrido entre os estados equivale a pouco mais de um dia. Créditos na imagem
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.