Vídeo de pessoas com máscaras na Ucrânia é campanha promocional e não ação para driblar reconhecimento facial

Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais imagens de pessoas andando pela rua com máscaras brancas cobrindo o rosto inteiro. De acordo com um homem, que narra o vídeo, o registro supostamente aconteceu na Ucrânia e as pessoas estão utilizando o acessório para driblar câmeras de reconhecimento facial. É falso.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Dá só uma olhada na nova tendência que está virando febre nos países de fora e  logo vai chegar aqui no Brasil também. (…) A moda agora é usar máscara que esconde todo o rosto e esses flagras foram feitos na Ucrânia e supostamente essas pessoas estão usando para evitarem serem reconhecidas por câmeras que usam inteligência artificial”

– Trecho de fala em vídeo que circula nas redes

Falso

As imagens não estão relacionadas a qualquer tentativa de driblar câmeras de reconhecimento facial a partir de inteligência artificial. Na verdade, os vídeos mostram atores que usaram máscaras para promover o clipe do músico ucraniano Harfang. O caso foi amplamente noticiado por diversos portais de notícias do país (12 e 3). As mesmas máscaras, inclusive, aparecem no videoclipe da banda, publicado no YouTube em 13 de agosto de 2024. Veja abaixo:

A campanha promocional aconteceu em agosto deste ano em cidades da Ucrânia como Kiev, Odessa, Dnipro e Kharkiva. Os atores mascarados realizaram atividades cotidianas, como frequentar cafés, utilizar o transporte público e fazer compras, mesclando-se à rotina das cidades. Segundo o portal ucraniano RBC, que entrevistou Harfang — músico idealizador da campanha —, as máscaras brancas presentes no videoclipe representam a perda de identidade, transformando as pessoas em “escravas dos chamados donos do mundo”.

Conteúdo semelhante foi verificado pelo E-farsas

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »