Publicado originalmente em Agência Lupa por Ítalo Rômany. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais vídeo que supostamente mostraria o momento em que paraquedistas do Hamas pousam no território de Israel para iniciar o conflito que está ocorrendo no país. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:
Terroristas palestinos sobrevoando e pousando em território de Israel usando paraquedas. 820 pessoas mortas no ataque
– Legenda de vídeo que circula no WhatsApp
Falso
As imagens que circulam nas redes sociais mostram paraquedistas em treinamento na Academia Militar Egípcia. Apesar de a origem da gravação ser desconhecida, detalhes do registro provam que as cenas foram gravadas naquele país e não têm nenhuma relação com o conflito entre Israel e o Hamas iniciado em outubro de 2023.
O prédio da Academia Militar Egípcia está localizado na cidade do Cairo, capital do país. Na internet é possível encontrar diversas fotos da instituição que mostram ser o mesmo edifício exibido no vídeo viral. Abaixo, uma imagem do Google Maps também comprova que se trata do mesmo prédio. É possível ver características que se repetem, como o letreiro no topo (Academia Militar), a bandeira do Egito em cima do prédio e o brasão da academia.
Legenda: à esquerda, post compartilhado nas redes; à direita, imagem do Google Maps da Academia Militar Egípcia. Detaques provam que se tratam do mesmo lugar
Legenda: brasão que aparece no vídeo viral é o mesmo brasão da Academia Militar Egípcia
Conflito em Israel
O grupo Hamas, da Palestina, lançou um ataque contra Israel neste fim de semana. Segundo a imprensa internacional, dezenas de homens armados saíram da Faixa de Gaza no sábado (7) e invadiram o território israelense, onde realizaram massacres e fizeram reféns. Em resposta à ação do Hamas, Israel fez uma série de ataques aéreos na Faixa de Gaza. Mais de mil pessoas foram mortas até o momento e milhares ficaram feridas em ambos os lados.
O Hamas (sigla para Movimento de Resistência Islâmica, em árabe) é um grupo de militantes palestinos que não reconhece o Estado de Israel. Os integrantes são classificados como organização terrorista por países ocidentais. Surgiu em 1987 depois do primeiro levante contra a ocupação israelense da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.
Agências de checagem internacionais, como a Boom, desmentiram conteúdo similar.
—