Vídeo de ‘paraquedistas do Hamas invadindo Israel’ foi feito no Egito

Publicado originalmente em Agência Lupa por Ítalo Rômany. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais vídeo que supostamente mostraria o momento em que paraquedistas do Hamas pousam no território de Israel para iniciar o conflito que está ocorrendo no país. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:

Terroristas palestinos sobrevoando e pousando em território de Israel usando paraquedas. 820 pessoas mortas no ataque

– Legenda de vídeo que circula no WhatsApp

Falso

As imagens que circulam nas redes sociais mostram paraquedistas em treinamento na Academia Militar Egípcia. Apesar de a origem da gravação ser desconhecida, detalhes do registro provam que as cenas foram gravadas naquele país e não têm nenhuma relação com o conflito entre Israel e o Hamas iniciado em outubro de 2023. 

O prédio da Academia Militar Egípcia está localizado na cidade do Cairo, capital do país. Na internet é possível encontrar diversas fotos da instituição que mostram ser o mesmo edifício exibido no vídeo viral. Abaixo, uma imagem do Google Maps também comprova que se trata do mesmo prédio. É possível ver características que se repetem, como o letreiro no topo (Academia Militar), a bandeira do Egito em cima do prédio e o brasão da academia.

Legenda: à esquerda, post compartilhado nas redes; à direita, imagem do Google Maps da Academia Militar Egípcia. Detaques provam que se tratam do mesmo lugar

Legenda: brasão que aparece no vídeo viral é o mesmo brasão da Academia Militar Egípcia

Conflito em Israel

O grupo Hamas, da Palestina, lançou um ataque contra Israel neste fim de semana. Segundo a imprensa internacional, dezenas de homens armados saíram da Faixa de Gaza no sábado (7) e invadiram o território israelense, onde realizaram massacres e fizeram reféns. Em resposta à ação do Hamas, Israel fez uma série de ataques aéreos na Faixa de Gaza. Mais de mil pessoas foram mortas até o momento e milhares ficaram feridas em ambos os lados. 

O Hamas (sigla para Movimento de Resistência Islâmica, em árabe) é um grupo de militantes palestinos que não reconhece o Estado de Israel. Os integrantes são classificados como organização terrorista por países ocidentais. Surgiu em 1987 depois do primeiro levante contra a ocupação israelense da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. 

Agências de checagem internacionais, como a Boom, desmentiram conteúdo similar. 

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste