VÍDEO de enfermeiro sobre morte de médico vacinado contra Covid-19 é fora de contexto e falso

Publicado originalmente em Coar Notícias por Marta Alencar. Para acessar, clique aqui.

Seguido por mais de 140 mil pessoas no Facebook, o enfermeiro de Cabo Frio, Anthony Ferrari Penza, que às vezes se intitula de médico em vídeo e nas redes sociais, é conhecido por divulgar informações imprecisas e distorcidas na internet, principalmente sobre Covid-19. A COAR já checou vários conteúdos propagados pelo enfermeiro. Um vídeo de 2020 do mesmo enfermeiro voltou a viralizar novamente nas redes sociais após o plano de vacinação contra a Covid-19 se iniciar no país.

No vídeo, o enfermeiro declara que o médico João Pedro Rodrigues Feitosa, voluntário no ensaio clínico da vacina de Oxford, foi “vítima da vacina” e faleceu em decorrência do imunizante. De acordo com o atestado de óbito do jovem, obtido pelo Comprova, ele faleceu em decorrência de uma pneumonia viral causada pela covid-19.

Brasileiros são cobaias de vacinas da China e Inglaterra? COAMOS vídeo de  enfermeiro – COAR
Enfermeiro de Cabo Frio, Anthony Ferrari Penza

Em contato com sites de fact-checking e jornalistas, a farmacêutica AstraZeneca afirmou que não poderia divulgar informações sobre os voluntários, pois as informações sobre qualquer voluntário são tratadas em sigilo. Tanto a farmacêutica quanto a Universidade de Oxford, parceiras na produção da vacina, se recusaram a confirmar se Feitosa recebeu o placebo ou a vacina na época. Porém fontes ligadas ao estudo, confirmam que o médico recebeu apenas placebo – e não a vacina propriamente dita. Ou seja, a morte de Feitosa não tem relação direta com a vacina em testes no Brasil e sim foi em decorrência de complicações da Covid-19.

Caso você receba mensagens com informações duvidosas, questione e não compartilhe. Entre em contato conosco por meio do WhatsApp: (86) 99517-9773 ou pelo Instagram @coarnoticias.

Referências da COAR:

Projeto Comprova

Estadão

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste